Prefeitura realiza cerimonial em homenagem ao herói lemense Newton Sizenando Prado

09 de julho

Homenagem acontece anualmente por indicação do Lions Clube de Leme e através da Secretaria Municipal de Educação.

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Educação realizou na manhã da quinta-feira (5), na Praça Rui Barbosa, cerimonial em homenagem ao herói lemense Newton Sizenando Prado.

Singela, porém honrosa homenagem acontece anualmente por indicação do Lions Clube de Leme, através do ex-vereador e presidente do referido clube de serviço – Luiz Simioni Junior.

Newton Prado nasceu em Leme na data de 16 de junho de 1897, entrando para o Exército Brasileiro aos 20 anos (1917), em 1920, Newton foi nomeado como 2º Tenente.

Newton Prado tornou-se nacionalmente e até mesmo internacionalmente conhecido por participar de maneira ativa (liderança), do movimento “A Revolta dos 18 do Forte” e ou “Revolta do Forte de Copacabana” (1922). Movimento que propunha a modernização das Forças Armadas e reformas políticas para o país e ainda o fim das oligarquias do poder. Este movimento entrou para a história com o nome de Tenentismo.

A homenagem contou com a participação da secretária de Educação – Andréa Begnami, do secretário de Segurança Pública – Cel. João Arrais Serodio Neto, dos vereadores – Alexandre dos Santos Leme, Elias Ferrara e Ricardo Canata, além da diretora da Escola Estadual “Newton Prado”, - Marluci Cristiane Cozar de Moraes Terossi, do ex-vereador e presidente do Lions Clube de Leme – Luiz Simioni Junior, da professora e historiadora – Eloisa Carvalho e demais convidados.

A solenidade e ou as homenagens foram também dedicadas por iniciativa e através do Mestre de Cerimônia e Chefe de Núcleo de Imprensa – Secretaria Municipal de Comunicação Social – Gregório Bispo, ao senhor Dr. José Nazareno Oazi (In Memorian), e a professora e historiadora Eloisa Carvalho, pelos relevantes serviços prestados em prol da população lemense.