SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO PRESTA CONTAS DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM 2017

CULTURA E TURISMO
    09 de janeiro

Além de oficinas e eventos, houve avanço na consolidação do Caminho da Paz e elaboração do Plano Regional de Turismo.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fez um balanço das atividades desenvolvidas pela pasta no ano de 2017. Foram realizadas oficinais culturas de dança, música, desenho, pintura, artesanato e teatro para público a partir de 3 anos de idade e durante o ano todo foram mais de 400 participantes.

O Lago Municipal “Dr. Enni Jorge Draib” também ganhou vários eventos culturais em 2017. Apresentações de show, grafite, artesanato, batalhas de rimas e artistas de rua foram as atividades que movimentaram o lago e trouxeram muitos expectadores.

Entre os eventos culturais o destaque vai para o Carnaval de Máscaras, que atraiu grande público e a mídia nacional, sendo destaque no Fantástico da Rede Globo de Televisão. As tradicionais Festa Nordestina e as apresentações de Natal e a queima de fogos no réveillon também teve grande prestígio da população lemense. A realizações do Show de Rádio em comemoração ao Dia do Trabalhador, com grandes artistas do cenário musical brasileiro e a realização do Festival de Inverno.

Para os amantes da música clássica não faltaram opções. Em 2017, Leme foi abrilhantada pelas apresentações da Orquestra Bachiana do SESI-SP e Orquestra Sinfônica da Ufscar e as grandes apresentações da Corporação Musical “Maestro Angelo Cosentino”.

E a elaboração do Plano Regional de Turismo e a consolidação definitiva da região no Estado de São Paulo e no Governo Federal para o desenvolvimento do turismo local e regional, com o Caminho da Paz, ganhando cada vez mais destaque e visitas.

“Colocar Leme na rota do turismo para fomentar a veia de novos empreendedores locais, com artesanatos locais, peculiaridades da gastronomia lemense e principalmente de nossa zona rural, os hotéis e pousadas, é o grande desafio para os próximos anos. Demos os primeiros passos e em pouco tempo já estamos colhendo resultados. O trabalho continua firme para o desenvolvimento cultural e turístico de Leme e toda região, transformando em polo com grandes atrações para pessoas de todo o país”, afirma Marcel Arle, Secretário de Cultura e Turismo.

Em 2017 também houve a SEMANA YOLANDA PENTEADO, uma homenagem à “Caipirinha de Leme”, como era conhecida no meio artístico, com exposições, oficinas e apresentações culturais, tudo para homenagear e propagar o grande trabalho de Yolanda Penteado para o desenvolvimento da arte e cultura no Brasil. Uma mulher lemense que esteve diretamente envolvida no desenvolvimento da arte moderna no Brasil e que é pouco difundida em nossa cidade.

“Em 2017 tivemos as manutenções no Museu Histórico e na Biblioteca Municipal, além da doação de novos livros pela Secretaria Estadual. Recebemos o Programa Viagem Literária e Escrita Criativa e em 2018 esperamos manter, ampliar e melhorar os eventos culturais em Leme. Já demos andamento no projeto do Espaço Cultural na antiga FEPASA e acreditamos que até 2020, Leme terá um espaço para apresentações, exposições artísticas e um novo cartão postal da cidade, do tamanho que nosso povo merece”, afirma o Prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho.

Secretaria de Comunicação Social