“Abril Roxo – Mês da conscientização sobre a Adenomiose”

02 de abril de 2024

Dificuldades no diagnóstico fazem a doença ser pouco conhecida

A Prefeitura do Município de Leme através da Secretaria da Saúde, informa sobre o “Abril Roxo – Mês de Conscientização sobre a Adenomiose”.

O Abril Roxo é o mês de conscientização sobre a Adenomiose, uma alteração benigna do útero caracterizada pela presença do endométrio na camada muscular do útero, o miométrio, que acomete, em geral, mulheres entre 40 e 50 anos, mas que também pode ser encontrada, incidentalmente, em mulheres mais jovens.

A apresentação clínica da doença é variável, assim como o seu impacto sobre a vida da mulher. Sua incidência é desconhecida, por conta da ausência de padronização dos critérios diagnósticos.

(fonte: Dr. Carlos Portocarrero: professor de Ginecologia e Internato do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC)).

O que é?

Adenomiose acontece quando o endométrio (tecido que recobre a parte interna no útero) se desenvolve no miométrio (músculo do útero).

Os sintomas mais frequentes são:

· sangramento menstrual intenso ou prolongado, menstruação irregular;

· cólicas fortes;

· dor durante a relação sexual;

· coágulos sanguíneos durante a menstruação;

· aumento no volume do útero.

Causas

As causas da Adenomiose são desconhecidas.

Existem dois tipos de Adenomiose:

Adenomiose focal: quando essa alteração se localiza em uma região específica do miométrio, formando nódulos parecidos com miomas uterinos.

Adenomiose difusa: quando a alteração está em todo miométrio.

O que fazer?

Mulheres com queixa de sangramento menstrual intenso e cólica de forte intensidade devem procurar o ginecologista para investigação, pois esses sintomas podem aparecer em outras doenças como o mioma uterino e a Endometriose.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito com ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve.

Não existe prevenção para o desenvolvimento da Adenomiose

Tratamento

O controle dos sintomas pode ser feito com anticoncepcionais nas suas diferentes apresentações e formas de apresentação (via oral, injetável, dispositivo intra-uterino). Mas, o tratamento definitivo é feito com a retirada do útero (histerectomia).

(fonte: Drs. Sérgio Podgaec e Alexandre Lobel, ginecologistas do Hospital Israelita Albert Einstein)

Caso você apresente os sinais, ou conheça alguém que os tenha, procure ou oriente a procurar uma unidade da saúde próxima da residência, agende uma consulta, converse abertamente com o médico, faça todos os exames solicitados e quando estiverem prontos, agende o retorno e faça o tratamento.

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada ou através do telefone 3097-1010.