Acompanhamento de pré-natal em Leme

COMUNICAÇÃO SOCIAL
    21 de março de 2024

Dentre as 410 cidades avaliadas, Leme obteve nota 92,29 ficando na posição 21 do ranking

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa sobre a pontuação e classificação de Leme no atendimento do pré-natal.

Divulgado pelo CLP - Centro de Liderança Pública o Ranking de Competitivade dos Municípios apontou que o Município de Leme ficou na 21ª colocação em atendimento pré-natal, obtendo nota 92,29.

“Para nós é gratificante saber que o acompanhamento de gestantes durante o pré-natal atingiu uma pontuação elevada. Essa classificação é o reconhecimento do trabalho feito pela equipe de profissionais da saúde em nosso município em prol da população” destaca o Prefeito Claudemir Borges.

O Rankig de Competitivade dos Munícipos, analisa todos os municípios do Brasil, com população acima de 80 mil habitantes, que correspondem a 410 municípios analisados.

“Na classificação dos 410 municípios, Leme ficou à frente de grandes cidades, incluindo até algumas capitais estaduais” completa o Prefeito Claudemir.

Sobre o Ranking de Competitivdidade dos Municípios:

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância que chega à sua terceira edição e que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade.

É a oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.

A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.

Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

OBJETIVOS

De forma resumida, consolidamos a seguir alguns dos principais objetivos da elaboração do Ranking de Competitividade dos Municípios:

Incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca dos agentes no município por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem;

Permitir a obtenção de um amplo mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade, direcionando, de forma mais precisa, a atuação das lideranças públicas municipais para planejamento e atuação para aquilo que é prioritário;

Valorizar casos de sucesso, promovendo a publicização e inspiração originada pelas boas iniciativas para se aplicar em outras localidades;

Ser uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas;

Ser um sistema de incentivo e de enforcement à melhoria para os líderes públicos e a sociedade no município;

Possibilitar uma comparação simples, direta e concisa, entre localidades, de uma série de atributos institucionais, sociais e econômicos que são comumente de difícil mensuração e avaliação;

Construir e disponibilizar uma ferramenta prática de auxílio e mobilização dos atores envolvidos nos processos de formulação e implementação de políticas públicas, tornando-as efetivas e baseadas em dados e evidências;

Ser uma ferramenta de fomento e apoio à qualificação do ambiente de negócios no município, bem como auxílio ao setor privado no direcionamento de investimentos.

(fonte:https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/quem-somos)

Sobre o CLP - Centro de Liderança Pública:

CLP – Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 15 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública. Desde 2008, a organização já ultrapassou a marca de 1.000 cidades impactadas por projetos ou cursos; e tem mais de 300 pessoas na rede de líderes, que já alcançou 24 estados, diferentes partidos políticos e setores da administração pública. Seu trabalho já conquistou mudanças importantes para o desenvolvimento do País, como o fim da cláusula de barreira no sistema eleitoral e a aprovação da reforma da Previdência.

A partir de suas iniciativas online, o CLP já impactou mais de 3,5 milhões de pessoas com seus conteúdos. O Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta que reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades, já é utilizado por mais de 20 estados. Todo este impacto é resultado de uma estratégia em que o CLP identifica os problemas mais urgentes do Brasil e os principais atores e líderes públicos em posição de resolvê-los, desenvolvendo soluções em conjunto através de cursos, eventos, seminários e abordagens individuais para que por meio de indivíduos engajados e bem preparados seja possível a construção de um Estado melhor.

(fonte: https://www.clp.org.br/quem-somos/)

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Comunicação Social, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 5º Andar - Centro  ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1138.