Associação de Máscaras da Cresciumal representará Leme no Revelando SP 2019

CULTURA E TURISMO
    08 de novembro

É o maior evento de economia criativa e cultura tradicional paulista e acontece no Parque Água Branca na capital.

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Cultura e Turismo, participou do processo de seleção de municípios do interior de São Paulo para participar do Revelando SP 2019. Leme será representada pela AMASC – Associação de Máscaras da Cresciumal, que levará um pouco da cultura e tradição do seu carnaval de máscaras aos paulistanos.

O Revelando SP 2019 é o maior evento de economia criativa e cultura tradicional paulista e acontece de 13 a 17 de novembro no Parque da Água Branca. Durante cinco dias, a capital paulista vai ser tomada pelos sons, cores e sabores da cultura caipira. O evento é gratuito e conta com a participação de mais de 120 municípios.

Além dos estandes de artesanato e gastronomia, nesta edição estão previstas mais de 130 apresentações artísticas, entre elas grupos de batuques, folias, jongos, comunidades indígenas, irmandades religiosas, violeiros e orquestras de violas e fandangos.

Embora não existam registros, nem documentos oficiais, relatos confirmam que a tradicional Folia das Máscaras tem pelo menos 100 anos de história e que já atravessou cerca de quatro gerações. A grande festa dos mascarados trouxe as tradições dos colonos da Fazenda Cresciumal, os quais vieram para Leme com grande bagagem cultural, contribuindo assim para o desenvolvimento da arte, até então desconhecida em nossa terra.

De início, as confecções das máscaras eram realizadas de forma bem artesanal e que cobriam apenas os rostos dos foliões através de uma folha grossa de papel. Com o passar dos anos, deram início a utilização de técnicas de moldagem e ou modelagem em argila.

A apresentação de Máscaras da Cresciumal ocorrerá no dia 16 de novembro e a entrada é gratuita. O Parque da Água Branca está localizado na Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo/SP. A programação completa está disponível em https://www.omelhordaculturasp.com/revelando-sp-2019/.

Mais informações podem ser adquiridas diretamente na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Joaquim Mourão, 270 – Centro ou através do telefone 3554.6258.