Campanha de Conscientização sobre a Tuberculose

SAÚDE
    20 de setembro de 2023

Unidades de Saúde realizarão coleta de material para testes e tratamentos

 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, informa sobre a campanha de prevenção à tuberculose.
 
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.
 
Transmissão:
 
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa.
 
Campanha:
 
As ações terão o objetivo de informar a população sobre os sintomas da doença e encorajá-las para que façam a coleta de exame de escarro para detecção da doença e, com isso, iniciar o tratamento precoce dos casos.
 
Campanha acontece entre os dias 15 e 29 de setembro em todas as unidades de Saúde.
 
SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES
 
· tosse seca ou com secreção por mais de três semanas;
· cansaço excessivo e prostração;
· febre baixa geralmente no período da tarde;
· suor noturno;
· falta de apetite;
· emagrecimento;
· rouquidão;
 
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
 
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano de idade, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após o início do tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
 
Tratamento:
 
A tuberculose tem cura!!! O tratamento é gratuito!!! Através do Sistema Único de Saúde (SUS) e dura, em média, seis meses.
 
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.
 


 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar