Campanha Estadual contra a Tuberculose tem início na próxima segunda-feira, dia 13 de setembro

10 de setembro de 2021
O objetivo da campanha é prevenir e alertar a população, sobre a importância do tratamento e diagnóstico precoce da doença

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa a realização da Campanha de Prevenção à Tuberculose – 2ª Fase – com início na próxima segunda-feira, 13 de setembro e com término no próximo dia 27, em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta, das 7h às 15h.

As ações terão o objetivo de informar a população sobre os sintomas da tuberculose e encorajá-las para que façam a coleta de exame de escarro para detecção da doença e, com isso, iniciar o tratamento precoce dos casos.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES

- tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus;

- cansaço excessivo e prostração;

- febre baixa geralmente no período da tarde;

- suor noturno;

- falta de apetite;

- emagrecimento acentuado;

- rouquidão.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde – localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME