CAMPANHA NACIONAL CONTRA A TUBERCULOSE REALIZOU MAIS DE 130 EXAMES EM LEME

08 de abril de 2021

Mesmo com o fim da campanha, os atendimentos continuam na rede pública municipal

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa os resultados da Campanha Nacional de Prevenção à Tuberculose, realizada entre os dias 15 e 29 de março de 2021 em todas as unidades de saúde da rede pública municipal, e que teve o objetivo de orientar a população quanto à importância do tratamento precoce, seus sintomas e formas de transmissão da doença.

Neste período foram realizados 136 exames, sendo 125 resultados negativos, 11 ainda aguardam os resultados e até o momento nenhum caso positivo foi constatado.

A Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges.

Sinais e sintomas mais frequentes

- tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus;

- cansaço excessivo e prostração;

- febre baixa geralmente no período da tarde;

- suor noturno;

- falta de apetite;

- emagrecimento acentuado;

- rouquidão.

Prevenção e tratamento

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano de idade, pois protege contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Os atendimentos continuam

Importante ressaltar que, mesmo com o fim da campanha, os atendimentos continuam na rede pública municipal e, em caso de apresentar sintomas, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o diagnóstico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Vigilância Epidemiológica – CSII, localizada na Rua José Manuel de Arruda Oliveira, 150 – Bela Vista, ou pelo telefone 3573.6355.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME