Carreta de Mamografia – Programa “Mulheres de Peito”

03 de outubro de 2022

A unidade móvel para exames estará em Leme até o dia 08 de outubro

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde informa e orienta sobre a Carreta de Mamografia do Programa Estadual “Mulheres de Peito”.

A Carreta de Mamografia do Programa Estadual “Mulheres de Peito” está na Praça Manoel Leme (antiga FEPASA) para a realização de exames de mamografia gratuitos em mulheres acima de 35 anos até o dia 08 de outubro.

Vale salientar que, mulheres entre 50 e 69 anos, devem apresentar somente o RG e cartão do SUS, não precisando de pedido médico. Já as mulheres com idade entre 35 a 49 anos e acima de 70 anos, além do RG e cartão do SUS precisam apresentar pedido médico.

O que é a mamografia?

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

Importância da Mamografia.

Como todo exame, a mamografia tem sua importância na detecção de tumores cancerígenos em seus estágios iniciais, que dificilmente são detectados no autoexame. A detecção nos estágios iniciais é muito importante, pois iniciam-se os tratamentos rapidamente, e os índices de cura são muito promissores.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Confira abaixo as informações sobre a Carreta da Mamografia do programa “Mulheres de Peito” na cidade de Leme.

Local: Praça Manoel Leme – Centro (Antiga FEPASA)

Período: de 27 de Setembro a 08 de Outubro

Atendimentos: Serão distribuídas 25 senhas para atendimentos diários, mais os agendamentos feitos na casa da mulher.

Horário: segunda à sexta-feira das 08h às 17h – Aos sábados – das 08h às 12h

Público Alvo – documentos necessários:

• Mulheres de 35 a 49 anos (pedido médico do SUS, Cartão SUS e RG)
  • Mulheres de 50 a 69 anos (apenas RG e Cartão SUS)
  • Mulheres acima de 70 anos (pedido médico SUS, Cartão SUS e RG)

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME