Censo 2022 – IBGE está atendendo presencialmente na Prefeitura

COMUNICAÇÃO SOCIAL
    24 de janeiro de 2023

Respostas da população ajudam a cidade a garantir melhores repasses de verbas estaduais e federais

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria Municipal de Comunicação Social, informa sobre a prorrogação do Censo IBGE 2022.

Ação muito importante em todo o território nacional, o Censo IBGE foi prorrogado até o dia 31 de janeiro.

Com base nas informações do Censo, o Governo Federal e Estadual faz os cálculos para envio de verbas, construções de escolas e hospitais e muito mais.

Prefeitura de Leme Contribuindo

A Prefeitura de Leme, sabendo da importância para o município e para a população da cidade, com o intermédio do Secretário de Comunicação Social, Rodrigo Ramalho e Eduardo Andrielli do Núcleo de Imprensa, receberam o Coordenador Censitário responsável por Leme, André Portes, firmando, parceria entre Prefeitura Municipal e Regional do IBGE.

A Prefeitura disponibilizou um espaço na nova sede da prefeitura para a equipe do IBGE ficar disponível, para as famílias que ainda não responderam o levantamento do Censo poder fazê-lo.

Rodrigo Ramalho, Secretário de Comunicação Social ressalta a importância de conseguirmos 100% de adesão por parte da população: “O Censo permite aos Governos Municipal, Estadual e Federal conhecer a população. Da mesma maneira, permite que a cidade possa receber mais verbas dos Governos Estadual e Federal”.

A equipe do IBGE está atendendo no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h. A nova sede está localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085, no centro.

Qual a utilidade do Censo realizado pelo IBGE?

Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

Com a finalidade de conseguir atingir 100% dos lares no Brasil, o IBGE lançou o “Disque Censo 137”.

Agora, quem ainda não foi contatado presencialmente pelos recenseadores poderá solicitar a visita de um representante da instituição via telefone por meio do "Disque Censo", assim exercendo sua cidadania e contribuindo para a melhoria do país. Este é mais um instrumento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para garantir a total cobertura censitária da população brasileira. Para participar, basta discar o número "137" e agendar a entrevista. A ligação é gratuita, e estará disponível até o final do mês de janeiro de 2023. O horário de funcionamento do "Disque Censo" é de segunda à domingo, das 8h às 21h30.

Como funciona o "Disque Censo"?

Ao discar o número "137", o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

Consulte neste link mais informações sobre o Disque Censo: https://censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html

Precisamos da sua ajuda para a conclusão do Censo 2022

O Censo 2022 é um trabalho significativo para o país. Até a primeira semana de janeiro, cerca de 179 milhões de brasileiros (algo próximo de 84% da população) foram recenseados. No entanto, muito mais pode ser feito para a conclusão dessa pesquisa de extrema relevância para a melhoria da sociedade brasileira.

(fonte: Setor de informações censo IBGE 2022).

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no site do IBGE (https://censo2022.ibge.gov.br), ou pelo telefone 0800 721 81 81.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL