Centro Pop promove evento alusivo ao Dia Nacional de Luta da População em situação de Rua

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    12 de agosto de 2019

Dia 19 de Agosto é considerado o Dia Nacional de Luta da População em situação de rua.

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População de Rua, realiza no próximo dia 19 de agosto o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. O objetivo é a luta contínua pela garantia dos direitos da população de rua, a memória de cidadãos de rua que se foram e a divulgação dos avanços alcançados até o presente momento.

O dia 19 de agosto é considerado o Dia Mundial de Luta da População em Situação de Rua, devido ao fatídico acontecimento na Praça da Sé, local que em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, ocorreu um dos mais violentos atentados contra a população em situação de rua. Conhecido como o “Massacre da Sé”, 15 pessoas, que utilizavam o espaço da Praça da Sé na capital paulista como moradia, foram brutalmente atacadas com golpes na cabeça, resultando em 7 mortos e 8 feridos gravemente.

Em Leme, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social criou o Centro Pop, um Centro de Referência Especializado para População de Rua, que é um serviço público que acolhe pessoas em situação de rua e oferece orientação sobre seus direitos, acesso à higiene, documentação e saúde. O Centro Pop oferece oficinas de pinturas em panos de prato, pinturas em MDF, confecção de tapetes, horta e orientação profissional.

“Leme tem desenvolvido políticas públicas de inclusão, e a população em situação de rua também está inserida nas políticas desenvolvidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Através do Centro Pop oferecemos uma ampla estrutura de acolhida, de higiene, de alimentação e principalmente de resgate da autoestima, além da inserção dos cidadãos no ambiente familiar, dando todo acompanhamento e suporte necessário para a promoção da qualidade de vida”, afirma Josiane Pietro, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Em Leme, o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua ocorre no dia 19 de agosto, das 8h às 12h, na Praça Rui Barbosa.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Pop, localizado a Rua Thomé de Souza, 490 – Jardim Santa Rita ou através do telefone 3571.1708.