Cuidados com os pets em épocas de frio

MEIO AMBIENTE
    15 de junho de 2022

Veterinário Responsável pelo CAVET passa orientações importantes

 

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelo Centro de Atendimento Médico Veterinário, orienta sobre os cuidados com os pets em época de frio.

No frio, as atenções são voltadas para ficarmos aquecidos e não prejudicarmos nossa saúde. Com os pets devemos ter as mesmas atenções.

O Médico Veterinário responsável pelo Centro de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura, Dr. Elton Sterzo, passa algumas orientações importantes.

Épocas de frio exigem algumas mudanças de hábitos para preservar a imunidade e manter o conforto, não é? Com os animais acontece o mesmo! É preciso ter ainda mais atenção com os filhotes, que têm o sistema imunológico ainda imaturo e com os idosos, que já podem ter suas defesas debilitadas.

 

Banhos, tosas e higiene

Uma das principais dúvidas dos tutores com o cuidado dos pets durante o frio é em relação aos banhos. Como manter seu amigo de quatro patas limpinho sem causar desconforto a baixa temperatura? Em primeiro lugar, a frequência de banhos durante as épocas mais frias do ano deve diminuir. Por isso, também é importante que você evite que seu animal se suje tanto. Quando for dar banho no seu pet, procure fazer isso nas horas mais quentes do dia e utilizando água morna, se possível. Além disso, depois da ducha, deve-se ter um cuidado redobrado com a secagem, para evitar que os pelos fiquem úmidos, o que facilita a proliferação de fungos e bactérias. Além dos banhos, todos os outros cuidados higiênicos devem ser mantidos normalmente, como a limpeza dos ouvidos, dentes e a escovação dos pelos, que devem fazer parte dos cuidados básicos de higiene do seu pet.

Outro ponto que também merece uma atenção tão especial quanto o banho durante o frio, é a tosa. O pelinho do animal mais cheio é uma forma natural de protegê-lo das baixas temperaturas, por isso, pode ser indicado diminuir a frequência da tosa também.

 

Abrigo

Especialmente se o seu pet fica do lado de fora de casa, é importante ter alguns cuidados com a casinha. O primeiro deles é se atentar à localização para ver se a habitação está protegida dos ventos mais constantes na região, evitando assim que, em caso de chuva, o animal seja atingido. Outro ponto de atenção, é evitar que a umidade do chão passe para dentro da casinha. Por isso, pode ser interessante mantê-la elevada, colocando-a sobre um degrau ou uma tábua de madeira. Além desses cuidados, você também pode colocar alguns cobertores e até roupinhas para aumentar o conforto térmico do seu pet.

 

Alimentação

Durante os dias frios, é normal a gente sentir vontade de comer um pouco mais e alimentos mais calóricos também, não é? Isso acontece porque, para manter a temperatura corporal regulada, precisamos de um pouco mais de energia e isso também acontece com os pets. Por este motivo, no inverno, há sim uma necessidade de aumento de ingestão de caloria. Mas, atenção, para o clima do Brasil, o recomendado é de, no máximo, 20% de incremento, sob recomendação do veterinário. Afinal, também é preciso se atentar à obesidade.

 

Atividades Físicas

Todo mundo fica mais preguiçoso nos dias frios, né? Isso pode acabar fazendo os tutores postergarem os passeios e atividades com os pets, mas isso não pode acontecer! Os exercícios físicos são importantes para manter a saúde física e mental dos animais, inclusive colaborando para manter o peso ideal mesmo com o aumento de consumo calórico.

Além disso, alguns cães e gatos idosos têm osteoartrite, uma dor articular que aumenta durante o período frio, sendo que, a manutenção de alguma atividade física é uma recomendação importante para aliviar a dor — naqueles animais que estejam em quadros iniciais ou controlados (quando a dor não o impede de caminhar. Se esse for o caso, é fundamental consultar o veterinário para providenciar o tratamento e controle da dor, antes de proceder com passeios.

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no Centro de Atendimento Médico Veterinário (CAVET), localizado na Avenida Joaquim Lopes Águila, 3820, ou através do telefone 3573-0574.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar