DE 22 A 26 DE MARÇO, A SECRETARIA DE SAÚDE DE LEME APLICOU 2.127 DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19

31 de março de 2021

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa que já vacinou 9,59% dos cidadãos lemenses contra a COVID-19, percentual que corresponde a 13.197 doses aplicadas entre profissionais da área da saúde e idosos com mais de 69 anos, sendo 10.025 primeiras doses e 3.172 segundas doses. A atualização desses dados é referente até o dia 29 de março.

Na semana de 22 a 26 de março, 2.127 doses foram aplicadas. Na sexta-feira, dia 26 de março, foram aplicadas quase 1.000 doses num único dia, o record da semana, sendo 700 delas no Centro de Convivência do Idoso, em ação conjunta realizada entre a Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para organizar os espaços e o fluxo de pessoas, com o objetivo de evitar aglomeração.

Para saber quando será vacinado, o cidadão deve ficar atento aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura – site e redes sociais –, que atualiza regularmente todas as informações sobre a vacinação, informando qual a idade do grupo que será vacinado, a data, o local e o horário, sempre de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. A divulgação da vacinação também é realizada por meio de rádio e carro de som.

É importante reforçar que a quantidade de doses recebidas pelo município é estipulada pelo Governo do Estado de São Paulo, que realiza a classificação dos grupos e encaminha doses suficientes para cada faixa etária contemplada. A vacinação tem caráter contínuo, ou seja, não haverá paralização da campanha, contemplando os grupos de forma cumulativa à medida que novas doses da vacina forem disponibilizadas.

PRÉ-CADASTRO

O pré-cadastro agiliza o atendimento nos pontos de vacinação em até 90%, ajudando a evitar filas e aglomerações, mas é não é um agendamento. O pré-cadastro deve ser realizado de forma online, no site Vacina Já: www.vacinaja.sp.gov.br, sendo rápido e fácil de ser feito. Caso o cidadão não possua acesso à internet, não deverá se preocupar com cadastro, pois o cadastro será realizado na unidade de vacinação.

É SEGURO TOMAR A VACINA?

Toda vacina somente é liberada para aplicação na sociedade após rigorosa análise de estudos e dos resultados dos testes. No Brasil, quem monitora a segurança e eficácia das vacinas é Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, portanto, todas as vacinas que são aplicadas no Brasil são seguras.

Assim como acontece com outras vacinas, pode ocorrer o aparecimento de alguns sintomas leves em algumas pessoas, nada que deva ser motivo de preocupação. É importante salientar que, mesmo as pessoas que tiveram COVID-19 devem ser vacinadas, já que é comprovada a possibilidade de reinfecção.

DEPOIS DE RECEBER A VACINA É PRECISO CONTINUAR COM AS MEDIDAS DE PREVENTIVAS!

Com a campanha de vacinação em andamento, as pessoas estão ansiosas para retornar à normalidade de suas vidas. Porém, mesmo após o recebimento da vacina, o cidadão deve continuar com as medidas de prevenção, protegendo a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Mesmo imunizada, a pessoa ainda pode transmitir o vírus.

Outras informações a respeito da Pandemia, como orientações preventivas, vacinômetro e boletim diário também podem ser acessados pelos canais de Comunicação oficiais da Prefeitura:

• Site: www.leme.sp.gov.br
  • Facebook: secomdeleme
  • Instagram: secomdeleme
  • Telegram: secomdeleme

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde – localizada na Avenida Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.