Dia da Matemática nas escolas da rede municipal

08 de maio de 2024

O Dia da Matemática é evidenciado nas Unidades da Rede Municipal por meio da proposta de contação de Histórias

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação incentivou por meio da contação de história, a comemoração do Dia da Matemática nas Unidades Escolares de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. A data, comemorada em 6 de maio tem como objetivo destacar a importância dessa disciplina, sendo essencial para conhecimento humano e avanços tecnológicos.

Por meio de capacitação, os Monitores de Projetos que atuam nas Salas de Leitura desenvolvem ações de incentivo à leitura. Para comemorar o Dia da Matemática, a capacitação realizada em 8 de maio foi elaborada com base na obra “A vizinha antipática que sabia Matemática” da autora Eliana Martins. Nesta obra, o personagem Theo não gostava dessa disciplina e aos poucos, a vizinha foi mostrando ao menino como ela, a Matemática, estava presente na vida das pessoas.

Os profissionais capacitados pela Equipe Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, levarão para os alunos durante todo o mês de maio, o encantamento de contar e ouvir essa história. Além disso, evidencia-se a relevância dessa ciência no desenvolvimento de habilidades importantes como pensamento lógico, resolução de problemas e tomada de decisões. Para além de números e operações básicas, os conhecimentos matemáticos oportunizam desenvolver habilidades cognitivas como concentração, memória e atenção, imprescindíveis para o sucesso acadêmico e profissional de todos.

A data de 6 de maio é uma homenagem ao matemático Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan. A comemoração do Dia da Matemática é uma forma de aumentar a visibilidade da disciplina e de suas aplicações no mundo real.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou através do telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO