Dia Internacional da Síndrome de Down

COMUNICAÇÃO SOCIAL
    16 de março de 2023

“Conosco, não por nós” é o tema de 2023

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Comunicação Social, parabeniza a APAE em decorrência do “Dia Internacional da Síndrome de Down”, comemorado no dia 21 de março.

Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março (21/3), representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.

Em cada célula do indivíduo existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (por isso o dia 21/03). Isso ocorre no momento da concepção de uma criança. As pessoas com trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.

Características da Síndrome de Down:

Entre as características físicas associadas à trissomia do 21 estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular. Em geral, as crianças com Síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da sua idade.

(Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde)

Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social. A Apae de Leme realiza esse trabalho com as pessoas de Síndrome de Down com muita qualidade e competência, estimulando para a maior autonomia e melhor qualidade de vida.

Na campanha para o “Dia Mundial da Síndrome de Down” de 2023, são convocadas pessoas e organizações de todo o mundo a fazerem as coisas “Conosco, Não Por Nós”.

O objetivo da campanha de 2023 é quebrar a ideia de que as pessoas com Síndrome de Down precisam que todos façam por elas, superar o pensamento ultrapassado, onde pessoas com deficiência são tratadas como objetos de caridade, merecedores de pena, sempre necessitando que outras pessoas façam qualquer coisa por elas.

A abordagem de 2023, pretende mostrar que essas pessoas com deficiência tem o direito de serem tratadas com justiça e têm as mesmas capacidades de qualquer outra pessoa, trabalhando JUNTO com outras pessoas para melhorar suas vidas.

APAE Leme

A APAE de Leme conta com um excelente infraestrutura e quadro de colaboradores capacitados para atender não só portadores de Down, mas também vários tipos de portadores de necessidades especiais como por exemplo, TEA (transtorno de espectro autista).

Além dos voluntários e diretores, a equipe de colaboradores é composta por 45 profissionais:

1 Diretora técnico administrativo

1 Assistente social

2 Educadores sociais

2 Psicólogos

3 Fisioterapeutas

1 Enfermeira

1 Nutricionista

1 Psiquiatra

1 Neuropediatra

1 Dentista (fornecido pela prefeitura)

1 Coordenador Pedagógico

10 Professores especializados

1 Professor de educação física

1 Professor de arte

1 Professor de ensino musical

1 Professor de capoterapia

2 Cozinheiras

2 Faxineiras

5 Cuidadoras

3 Estagiárias

2 Secretárias

1 Horticultor

1 Zelador

A infraestrutura conta com:

Salas administrativas

Salas de aula adaptadas

Sala de artesanato

Sala de fisioterapia

Piscina

Quadra de esportes

Cozinha para atividades dos alunos

Cozinha industrial

Refeitório

Pátio coberto

Consultórios odontológicos e de psicólogos

Horta

Jardim sensorial

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a APAE, realizará um passeio pelo bairro, no entorno de sua sede, com os usuários atendidos para marcar a data.

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente na APAE, localizada na Rua Prestes Maia, 92 – Jardim Santana, ou pelo telefone 3571-3388.