Dia Mundial da Imunização – 09 de Junho

31 de maio de 2023

Imunização, uma descoberta da ciência que vem salvando vidas desde o século XVIII

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde, informa sobre o Dia Mundial da Imunização no dia 09 de junho.

Em 09 de junho é comemorado o Dia Nacional da Imunização, data criada para conscientizar a sociedade sobre a importância de manter a vacinação sempre em dia, para controlar e erradicar doenças infecciosas. Idealizada pelo médico Edward Jenner, a primeira vacina foi criada no século XVIII, quando a varíola era a maior ameaça da humanidade. Hoje, há imunizantes contra muitas outras doenças, como poliomielite, sarampo, caxumba, gripe, hepatite A e B, entre muitas outras. Considerada um dos maiores avanços da ciência, a vacina é responsável por evitar, a cada ano, entre dois e três milhões de mortes por doenças preveníveis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Programa Nacional de Imunização

Na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS), o PNI brasileiro é citado como referência mundial.

O Programa Nacional de Imunizações, nascido em 18 de setembro de 1973, mostra resultados e avanços notáveis. O que foi alcançado pelo Brasil, em imunizações, está muito além do que foi conseguido por qualquer outro país de dimensões continentais e de tão grande diversidade socioeconômica. No campo das imunizações, somos vistos com respeito e admiração até por países dotados de condições mais propícias para esse trabalho, por terem população menor e ou disporem de espectro social e econômico diferenciado.

A importância da vacinação

A vacinação é a melhor forma de erradicar doenças e conter a propagação de micro-organismos nocivos à saúde. Quem se vacina diminui as chances de contrair a enfermidade e ainda protege seus amigos e familiares, pois diversas doenças infecciosas são transmitidas por contato ou pelo ar. A vacinação é o motivo pelo qual diversas doenças graves e sem cura estão hoje sob controle ou foram extintas. Com o público vacinado, conteremos a circulação dos vírus no país e, assim, reduziremos as complicações decorrentes das doenças, a sobrecarga dos serviços de saúde, internações e óbitos.

Mantenha sua Carteira de Vacinação

A carteira/caderneta de vacinação é um documento recebido pelos pais/responsáveis já nos primeiros dias de vida do cidadão e o acompanha por toda sua vida, nela ficam registradas todas as doses de vacinas já recebidas e também a datas previstas para recebimento de reforços ou outras doses de algumas vacinas. A caderneta de vacinação é um documento que deve ser mantido em dia, sendo comum ser solicitada por empresas e escolas, além de também ser necessário, sua apresentação, para participação em programas de sociais e, em outros casos recomendada para realização de viagens à lugares mais suscetíveis a doenças específicas, como é o caso da vacina contra a malária, que deve ser administrada no mínimo 10 dias antes do deslocamento para a área de risco.

Veja o procedimento no caso tenha perdido seu cartão

Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar. O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.

Compareça na sala de vacinação da unidade de saúde mais próxima de sua residência, com a carteira de vacinação, para verificar se todas as vacinas estão em dia.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.