Educação do Município realiza palestra para Gestores, Coordenadores Pedagógicos e Professores com o tema mulher

26 de março de 2024

O encontro realizado nos dias 18 e 19 de março trouxe à tona a saúde da mulher e a busca pelo equilíbrio hormonal

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 18 e 19 de março, a palestra intitulada “Mulher, a vida após os 40: viver ou sobreviver?”, alusiva ao Dia Internacional da Mulher para os profissionais da educação do município: Diretores, Vice-diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores da Rede de Ensino. O evento aconteceu no CIE- Centro Integrado Educacional Kamal Taufic Nacif e foi ministrado pelo Dr. Pedro Rego, Médico - Nutrologia Esportiva e Terapias Nutricionais e Hormonais.

A Educação de Leme é majoritariamente composta por mulheres, o que fez com que a temática da mulher na contemporaneidade fosse a proposta do encontro no mês dedicado a elas. Além de atuarem nas escolas de Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e no Ensino Fundamental, essas profissionais assumem muitos papéis antes desempenhados pelos homens, o que pode acarretar mudanças não apenas para sua rotina, mas também para seus projetos de vida.

Na vida pessoal e profissional a mulher é todo tempo desafiada. Na família, é responsável pela segurança emocional, harmonia e união dos integrantes. No trabalho, os resultados, o clima da equipe, o bom relacionamento, a inteligência emocional, o conhecimento técnico, a agilidade nas tomadas de decisão são igualmente exigidos.

O encontro teve como público-alvo no dia 18, segunda-feira, as equipes das escolas de Ensino Fundamental e, as equipes da Educação Infantil na terça, dia 19. Foi realizado em HTPC - Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo com o objetivo de informar e esclarecer acerca do funcionamento do organismo das mulheres no que diz respeito a ser regulado pelos hormônios. Essas substâncias, produzidas pelo sistema endócrino, têm funções específicas e influenciam diretamente o crescimento, comportamento e bem-estar. Sendo assim, os hormônios têm um impacto direto na saúde mental, tanto positiva quanto negativamente.

Entre desequilíbrios e permanentes reconstruções, a mulher precisa lidar com suas emoções. O palestrante, ao falar da dialética entre a essência de ser mulher e as mudanças hormonais, desmistificou alguns conceitos comumente difundidos e que vão além da personalidade, mas estão intimamente ligados à questão hormonal e à saúde da mulher.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou através do telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO