Junta de Serviço Militar informa sobre o Alistamento – 2019

COMUNICAÇÃO SOCIAL
    14 de março

O processo de alistamento acontece até o próximo dia 28 de junho, sendo possível cumprir com a obrigação de maneira online.

A Prefeitura do Município de Leme e o Tiro de Guerra – 02/074, através da Junta de Serviço Militar, informam sobre o Alistamento – 2019. O prazo para o alistamento no serviço militar já começou e vai até o dia 28 de junho.

Devem se alistar os jovens brasileiros que nasceram em 2001, através da página oficial disponível através do endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br ou diretamente na Junta de Serviço Militar localizado a Praça Manoel Leme, 36 – Centro.

Para se alistar de forma online, é necessário informar apenas o número do CPF. Caso o jovem não possua o documento, deverá realizar o alistamento de forma presencial na sede da Junta Militar, apresentando a certidão de nascimento, comprovante de residência e um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou carteira de trabalho.

Uma vez feito o alistamento, o jovem receberá um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e poderá verificar, por meio do portal, se continuará na seleção para uma das Forças Armadas: Marinha, Exército ou Aeronáutica, ou se foi dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Obrigatoriedade: Todos os brasileiros do sexo masculino sejam eles cis ou transgêneros, que fazem 18 anos neste ano (2019), devem se alistar, inclusive aqueles com deficiência física ou mental.

Quem não se alista não pode se matricular em estabelecimentos de ensino, obter passaporte ou prorrogar a validade do documento, ser empregado em presas ou exercer cargo público, prestar concursos, obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais, entre outros impedimentos.