ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    12 de maio de 2022

A violência contra crianças e adolescentes atinge toda a sociedade.

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, informa sobre a campanha Maio Laranja – Mês de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Várias ações serão realizadas para conscientizar sobre essa violência que atinge não só as crianças e adolescentes, mas sim toda a sociedade.

PROGRAMAÇÃO – EVENTO 18 DE MAIO

O Dia 18 DE MAIO é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

CAMINHADA

DIA: 18/05/2022 – 9h

Tema: Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Saída: Praça Dr. José de Queiroz em frente à EE Profª. Maria Joaquina de Arruda até o Antigo Terminal da FEPASA (Praça Manoel Leme)

PALESTRAS

Dia: 19/05/2022 – 14h

Tema: "Faça Bonito em 18 de maio", todos pela proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Local: ACIL, localizada na Avenida Carlo Bonfanti, 106 - Centro

Palestrantes: Assistente Social Alex Adilson Paulon, Psicóloga Isis Fernanda Ferreira Hilsdorf e Conselheiros Tutelares.

DIA: 20/05/2022 – 14h

Tema: Maio Laranja, chega de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes!

Local: ACIL, localizada na Avenida Carlo Bonfanti, 106 – Centro.

Palestrantes: Psicóloga Denise Fernanda Hernandes Fontanari, Assistente Social Alex Adilson Paulon e Conselheiros Tutelares.

RODAS DE CONVERSA: Rodas de Conversas: A história através da menina Araceli, com a Equipe CREAS e Conselho Tutelar.

Dia: 23/05/2022

Local: EMEB Professora Zulmira Pedro Sawaya Donadelli

Rua Waldemar de Souza, 1426 - Jardim Empyreo

Horário: Manhã: 8h às 10h e Tarde: 13h ás 14h

Dia: 24/05/2022

Local: EMEB Professora Deolinda Conceição Santos Meira.

Rua José Carraro, 150 – Jardim Ana Lúcia.

Horário: Manhã: 8h às 10h e Tarde: 13h às 14h

Dia: 25/05/2022

Local: EMEB Coronel Augusto César

Rua Dr. Armando de Salles Oliveira, 235 – Centro.

Horário: Manhã: 8h às 10h e Tarde: 14h às 15h

Dia: 26/05/2022

Local: EMEB Professora Maria Gonçalvez Mourão

Rua Vicente Crocci, 151 – Jardim Palmeiras.

Horário: Manhã: 8h às 10h

Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, 308 - Centro, ou através do telefone (19) 3573-6040 – 3554-2608.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME