“MUTIRÃO SANITÁRIO” nos dias 22 a 24 de março

SAÚDE
    16 de março de 2023

O objetivo das ações é de prevenir e controlar pragas urbanas e evitar criadouros do mosquito Aedes

 

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde e Núcleo de Controle de Zoonoses, informa que realizará de quarta à sexta-feira, dias 22 a 24 de março, mais um “MUTIRÃO SANITÁRIO” 2023.

Seguindo o cronograma pré-estabelecido, o “MUTIRÃO SANITÁRIO” dos dias 22 a 24 de março acontecem nos bairros, Jardins Palmeiras e São Rafael. Os mutirões, antes conhecidos como mutirões contra o Aedes, passam a ter ações otimizadas, onde a meta é não só evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue, Zyka e Chikungunya, como também a prevenção e controle de outras pragas urbanas, como escorpiões, baratas, outros insetos nocivos e ratos.

Trabalham em equipe e parceria nos mutirões, os agentes do Núcleo de Zoonoses e as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais, que auxiliam na limpeza e recolha de materiais sem utilidades e que são propícios para criadouros do insetos e pragas urbanas. Como o mutirão é realizado através da procura “casa a casa”, é necessário que a população permita a entrada dos agentes, os quais estarão devidamente credenciados.

Para que o trabalho tenha os resultados esperados, é importante que a população colabore e mantenha quintais e terrenos limpos, sem materiais inservíveis, como pedregulhos, entulho, madeiras e objetos que possam acumular água.

 

OS PRÓXIMOS MUTIRÕES PREVISTOS:

 

30 e 31 de março, nos bairros:

  • JD. PRESIDENTE;
  • JD. CASARÃO;

 

Fique atento ao mutirão no seu bairro! Participe, colabore, seja consciente!

 

SINAL DE ALERTA PARA RISCO DE EPIDEMIA !!!

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Regional Piracicaba da Secretaria Estadual de Saúde, emitiu um alerta para risco de epidemia, para todo o estado devido às fortes chuvas que vem ocorrendo desde dezembro/22.

As chuvas proporcionam condições ideais para a proliferação do mosquito, o que pode ocasionar grande aumento nos casos de dengue.

“Em Leme, após realizarmos a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) pudemos observar um significativo aumento nos números de locais com larvas do mosquito. Como estamos em época de chuvas, precisamos mais ainda da colaboração da população, para que consigamos repetir os ótimos números apresentados em 2022, onde ficamos muito abaixo de várias cidades da nossa região”, explica Flávia Costa, Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses.

A ADL é uma atividade de vistoria nos imóveis da cidade de forma amostral, a fim de identificar, coletar larvas e realizar controle nos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ela é realizada em todos os bairros da cidade, inclusive na área rural.

Semanalmente a Prefeitura divulgará os bairros que receberão o “MUTIRÃO SANITÁRIO”, através do Portal Oficial do Município –  www.leme.sp.gov.br – e pelos canais oficiais em rede social, além de divulgação através de carro de som.

Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci 450 - Cidade Jardim - Leme - SP, ou através do telefone 3571-0295.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

 

clique na foto para ampliar