Mutirões para responder o Censo IBGE 2022

COMUNICAÇÃO SOCIAL
    26 de janeiro de 2023

Respostas da população ajudarão a cidade a garantir melhores repasses de verbas estaduais e federais

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria Municipal de Comunicação Social, informa sobre os Mutirões para responder o Censo IBGE 2022.

O Censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico da população, que possibilita o recolhimento de várias informações. Com base nos resultados, os Governos Federal e Estadual calculam o envio de verbas, construções de escolas e hospitais e muito mais. Prorrogado até o dia 31 de janeiro, o Censo depende exclusivamente da participação de toda a população.

“O Censo permite aos Governos Municipal, Estadual e Federal conhecer a população. Da mesma maneira, permite que a cidade possa receber mais verbas dos Governos Estadual e Federal. Devido a essa importância, a Prefeitura de Leme, por meio das Secretaria Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e Educação, em parceria com o IBGE, realizarão no domingo, dia 29 de janeiro, das 9h às 12h, em duas unidades do CRAS e Escolas, um mutirão para coletar as respostas”, informa o Secretário de Comunicação Social, Rodrigo Ramalho.

Estarão funcionando no mutirão as seguintes unidades e escolas:

• CRAS Eloísa – Rua Dr. João Elias de Souza, 111 – Eloisa
  • CAS Empyreo – Av. Cícera Sueli de Andrade, 120 – Jd. Empyreo
  • EMEB Alcides Kamer de Andrade – Rua Lourenço Leme, 956 - Sumaré
  • EMEB Prof.ª Dinei Ivete Haiter Rocha – Rua José Tonolli,15 - Capitólio

Prefeitura de Leme Contribuindo

Além dos mutirões, continua até o próximo dia 31 de janeiro, no novo Paço Municipal, o atendimento presencial para as famílias que ainda não responderam ao questionário.

A equipe do IBGE está atendendo no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h. O Novo Paço, está localizado na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085, no centro.

Agendamento para visitas.

Em caso de alguém da família não puder comparecer na Prefeitura para responder o questionário, o IBGE disponibiliza o “Disque Censo 137”.

Para participar, basta discar o número "137" e agendar a entrevista. A ligação é gratuita, e estará disponível até o final do mês de janeiro de 2023. O horário de funcionamento do "Disque Censo" é de segunda à domingo, das 8h às 21h30.

Como funciona o "Disque Censo"?

Ao discar o número "137", o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

Consulte neste link mais informações sobre o Disque Censo: https://censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html

Precisamos da sua ajuda para a conclusão do Censo 2022

O Censo 2022 é um trabalho significativo para o país. Até a primeira semana de janeiro, cerca de 179 milhões de brasileiros (algo próximo de 84% da população) foram recenseados. No entanto, muito mais pode ser feito para a conclusão dessa pesquisa de extrema relevância para a melhoria da sociedade brasileira.

(fonte: Setor de informações censo IBGE 2022).

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no site do IBGE (https://censo2022.ibge.gov.br), ou pelo telefone 0800 721 81 81.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL