O Protocolo de Manchester: Agilizando o Atendimento e Priorizando a Saúde

21 de setembro de 2023

Protocolo criado na década de 90, padronizou a prioridade de atendimento em hospitais e prontos-socorro de acordo com a gravidade da condição médica

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria da Saúde, informa sobre o “Protocolo de Manchester”, adotado mundialmente e que é utilizado na classificação para atendimentos no PAM - Pronto Atendimento Municipal.

No dia a dia do atendimento do PAM - Pronto Atendimento Municipal, garantir atendimento eficaz e rápido é uma prioridade. O Protocolo de Manchester, uma metodologia criada para classificar a gravidade dos pacientes, tem desempenhado um papel fundamental na otimização do atendimento médico. Com sua abordagem padronizada e sistematizada, ele tem ajudado os profissionais da saúde a tomarem decisões em relação à priorização de pacientes e alocação de recursos.

O Que é o Protocolo de Manchester:
O Protocolo de Manchester é um sistema de triagem mundialmente adotado em hospitais e serviços de saúde. Ele foi desenvolvido na cidade de Manchester, no Reino Unido, na década de 1990, e desde então tem sido utilizado para categorizar pacientes de acordo com a gravidade de sua condição médica. A classificação é baseada em um sistema de cores que indica a urgência do atendimento necessário.

Funcionamento e Classificação:
O protocolo utiliza uma combinação de sinais vitais, sintomas apresentados e outras informações clínicas para determinar a categoria de prioridade do paciente. As categorias geralmente são representadas por cores:

vermelho (emergência imediata),
laranja (urgência importante)
amarelo (urgência)
verde (pouca urgência)
azul (não urgente).

Essa classificação auxilia os profissionais de saúde a tomar decisões rápidas e baseadas em evidências sobre a ordem de atendimento.

O Protocolo de Manchester oferece uma série de vantagens. Ele permite que os hospitais otimizem o uso de recursos, garantindo que pacientes com condições mais graves sejam atendidos prontamente. Além disso, reduz o tempo de espera, aumentando a satisfação dos pacientes e melhorando os resultados clínicos. A abordagem sistemática também ajuda a minimizar a subjetividade na triagem, garantindo que a priorização seja baseada em critérios claros e mensuráveis.

Desafios:
Apesar de suas vantagens, o Protocolo de Manchester também enfrenta desafios. A triagem inicial pode não capturar completamente a complexidade de certas condições médicas, caso o paciente não passe as informações de forma correta, o que pode levar a algumas decisões equivocadas. Além disso, a sobrecarga de pacientes em situações de emergência pode criar obstáculos na implementação eficaz do protocolo.Embora não seja isento de desafios ou até mesmo falhas, o “Protocolo de Manchester” continua a ser uma peça fundamental no quebra-cabeça da gestão hospitalar moderna.

“Por isso é muito importante que as pessoas procurem os atendimentos de emergência somente em casos de emergência, situação de não emergência gera sobrecarga, que gera atrasos em todos os atendimentos. Outro fator importante é, durante a triagem, passar todas as informações de forma clara e condizentes com a realidade, para assim não ser prejudicado na classificação e também não prejudicar outras pessoas” explica Juliane Binotto, Secretária de Saúde

“Em um mundo em constante evolução, ferramentas como o Protocolo de Manchester desempenham um papel crucial na prestação de cuidados de saúde eficientes e orientados por prioridades. Através de sua abordagem sistematizada, ele permite que profissionais da saúde tomem decisões informadas, reduzam tempos de espera e proporcionem atendimento eficaz a quem mais precisa” complementa Juliane.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.