“Outubro Rosa” - Mês de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama

01 de outubro de 2021
Campanha acontece durante todo o mês de Outubro

A Secretaria Municipal da Saúde, informa toda a população sobre a campanha “Outubro Rosa”. Com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, a campanha visa promover a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico, contribuindo para a redução da mortalidade.

Durante todo o mês de outubro, serão realizadas diversas ações em todas as unidades de saúde do município, dentre elas, a intensificação das coletas de Papanicolau, orientações para auto exame das mamas, exame clínico das mamas, orientações gerais sobre o assunto em salas de espera, criação de grupos de apoio e visitas domiciliares em áreas de cobertura (afim de orientar e realizar o agendamento de exames para mulheres de 24 a 65 anos de idade e demais mulheres que estão há mais de 1 ano sem realizar  os exames).

O Dia “D” da Campanha “Outubro Rosa” será realizado no sábado, 16 de outubro, dia em que será possível realizar a coleta de Papanicolau, testes rápidos, exame clínico das mamas, e que será disponibilizado atendimento odontológico para as mulheres, com atendimento prioritário às gestantes, nas seguintes unidades de saúde:

• ESF Imperial
  • ESF Palmeiras
  • ESF Quaglia
  • ESF São Manoel
  • UBS Empyreo
  • UBS João Leme
  • UBS Santa Inês
  • UBS Ariana
  • UBS Caju
  • UBS Taquari
  • Casa da Mulher

Vale salientar, que no Dia “D” da Campanha, as pacientes maiores de 35 anos, com alterações nas mamas, detectadas durante o exame clínico, serão encaminhadas para a Casa da Mulher, onde no mesmo no mesmo dia, será realizado o exame de mamografia.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde – localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME