Prefeitura realiza mutirão e cirurgias de catarata

14 de novembro de 2023

Visão Clara todos os dias: desvendando a catarata - Sintomas, Prevenção e Tratamentos Efetivos

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria da Saúde, informa sobre a realização do mutirão de cirurgias de catarata

Sobre a catarata:

A catarata, doença ocular comum, merece atenção para preservar a qualidade da visão. Formada pela opacidade do cristalino, a catarata afeta milhões em todo o mundo. Os sintomas incluem visão turva, sensibilidade à luz e cores desbotadas.

Sintomas:

A perda gradual da visão é um sinal comum. Dificuldade em dirigir à noite e mudanças frequentes nos óculos podem indicar a presença de catarata.

Prevenção:

Proteja seus olhos dos raios UV usando óculos de sol.
Mantenha uma dieta rica em antioxidantes, como frutas e vegetais.
Evite fumar, pois está associado a um maior risco de catarata.

Riscos:

A idade é um fator de risco principal. No entanto, lesões oculares, diabetes e uso prolongado de esteroides também podem aumentar a probabilidade de desenvolver catarata.

Tratamentos:

A cirurgia de catarata é eficaz e segura, envolvendo a substituição do cristalino opaco por uma lente artificial. O procedimento é rotineiro e muitas vezes transformador para a visão.

Manter consultas oftalmológicas regulares é crucial. A catarata é tratável, e uma detecção precoce pode preservar a visão e a qualidade de vida.

A Prefeitura de Leme, realizará já nesse mês de novembro e continuando em dezembro, um total de 85 cirurgias de catarata, todas realizadas na Santa Casa de Leme.

“Mensalmente realizamos as cirurgias de catarata, essas 85 cirurgias desse mutirão, é um ganho a mais para a população”, salienta a Secretária de Saúde, Juliane Binotto.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3097-1010.