Projeto de eficiência energética

OBRAS E PLANEJAMENTO URBANO
    27 de setembro de 2023

Quatro mil novas lâmpadas do Projeto de eficiência energética já foram disponibilizadas pela Neoenergia Elektro

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, informa sobre a realização do Projeto de eficiência energética em Leme.

O que é eficiência energética?
No estudo da física, a eficiência energética (representada pela letra e) é definida como o resultado da divisão entre a quantidade de energia utilizada durante a realização de alguma atividade pela energia fornecida.

Essa relação pode ser descrita matematicamente como:

No resultado da equação, quanto mais próximo de 1 for o valor assumido por e, maior será a eficiência energética do aparelho. Mas quanto mais próximo de 0, menor a eficiência energética.

Atualmente, realizar cálculos, estudos e estimativas sobre a eficiência energética tornou-se fundamental, para definições da boa ou má utilização da energia no dia a dia de uma residência, empresa, indústria e até mesmo cidades. O desenvolvimento científico, tem muito auxiliado na boa eficiência energética, com o desenvolvimento de aparelhos que utilizam da melhor forma a energia fornecida a eles.

Criado em 1985, com o objetivo de incentivar o bom uso da energia elétrica o PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), é um exemplo de Programas instituídos pelos governos, e demonstram a importância da busca por melhores soluções em eficiência energética, menores custos e impactos ambientais. Pensando no estímulo à fabricação e consumo de produtos com melhores eficiências energéticas, em 1993, foi criado o “Selo PROCEL” de economia energética, que classifica os produtos em níveis de eficiência energética, que vão de A (mais eficiente) a E (menos eficientes).

Projeto eficiência energética em Leme
Visando a melhoria na eficiência energética na cidade, a Prefeitura de Leme, em parceria com a Neoenergia Elektro, estão realizando o projeto de eficiência energética na cidade, que consiste na vistoria das avenidas e região central da cidade, analisando as condições dos postes, alças de iluminação e lâmpadas.

Após esse levantamento, a Neoenergia Elektro efetuará as trocas de 4.000 (quatro mil) unidades de lâmpadas de vapor de sódio (menor eficiência) por lâmpadas de LED (maior eficiência).

As 4.000 (quatro mil) lâmpadas já foram entregues para a cidade, e estão guardadas em dois containers no estacionamento do Paço Municipal.

A Neoenergia Elektro nos próximos dias, divulgará o cronograma para início das trocas das lâmpadas.

“Nesse primeiro momento, desse projeto de eficiência energética, a Elektro efetuará as trocas de 4.000 (quatro mil) lâmpadas em todas a avenidas da cidade e na região central. Após essa troca, a prefeitura fará um investimento nas trocas de mais 9.000 (nove mil) lâmpadas, totalizando 13.000(treze mil) lâmpadas. Essas novas lâmpadas, além de mais econômicas, também oferecem uma melhor iluminação, melhorando assim também a segurança para a população” salientou o Prefeito Claudemir Borges. “Lembramos que, todos os novos loteamentos da cidade, já estão adequados aos novos padrões de iluminação de LED” completou o Prefeito Claudemir.

“Seguimos a determinação da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, para troca das lâmpadas. As avenidas e a região central da cidade, precisam ter prioridade, pois são lâmpadas de menor eficiência energética, são as que gastam mais energia” explica Felipe Barco, Engenheiro da Prefeitura, responsável pelo projeto na cidade de Leme. “Lembramos que, todas as lâmpadas da cidade serão trocadas, porém deve-se seguir as determinações federais da ANEEL”, complementa Felipe Barco.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 4º andar ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1004.