Projeto de eficiência energética - Leme terá 100% da iluminação pública em

OBRAS E PLANEJAMENTO URBANO
    06 de junho de 2024

Processo para aquisição das lâmpadas  está em andamento

 

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, informa sobre o andamento do Projeto de eficiência energética em Leme.

 

O que é eficiência energética?

No estudo da física, a eficiência energética (representada pela letra e) é definida como o resultado da divisão entre a quantidade de energia utilizada durante a realização de alguma atividade pela energia fornecida.

 

Essa relação pode ser descrita matematicamente como:

 

 

 

No resultado da equação, quanto mais próximo de 1 for o valor assumido por e, maior será a eficiência energética do aparelho. Mas quanto mais próximo de 0, menor a eficiência energética.

Atualmente, realizar cálculos, estudos e estimativas sobre a eficiência energética tornou-se fundamental, para definições da boa ou má utilização da energia no dia a dia de uma residência, empresa, indústria e até mesmo cidades. O desenvolvimento científico, tem muito auxiliado na boa eficiência energética, com o desenvolvimento de aparelhos que utilizam da melhor forma a energia fornecida a eles.

Criado em 1985, com o objetivo de incentivar o bom uso da energia elétrica o PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), é um exemplo de Programas instituídos pelos governos, e demonstram a importância da busca por melhores soluções em eficiência energética, menores custos e impactos ambientais. Pensando no estímulo à fabricação e consumo de produtos com melhores eficiências energéticas, em 1993, foi criado o “Selo PROCEL” de economia energética, que classifica os produtos em níveis de eficiência energética, que vão de A (mais eficiente) a E (menos eficientes).

 

Projeto eficiência energética em Leme

Finalizado em dezembro de 2023, a primeira etapa das trocas das lâmpadas foi realizada pela Neoenergia Elektro, efetuando as trocas de 4.000 (quatro mil) unidades de lâmpadas de vapor de sódio (menor eficiência) por lâmpadas de LED (maior eficiência).

Dando continuidade ao projeto, a Prefeitura iniciou o processo licitatório para a aquisição das lâmpadas restantes, para que toda a cidade esteja com 100% de lâmpadas de LED na iluminação pública.

“Depois da Elektro ter trocado 4.000 (quatro mil) lâmpadas em todas a avenidas da cidade e na região central, agora a Prefeitura fará um investimento nas trocas de mais 9.000 (nove mil) lâmpadas, totalizando 13.000(treze mil) lâmpadas. Essas novas lâmpadas, além de mais econômicas, também proporcionarão uma melhor iluminação, melhorando assim também a segurança para a população” salientou o Prefeito Claudemir Borges.

“Demos início ao trâmites legais do processo licitatório de aquisição das lâmpadas necessárias para que toda a cidade tenha sua iluminação pública 100% em LED”, explica Felipe Barco, Engenheiro da Prefeitura, responsável pelo projeto na cidade de Leme. “Estamos seguindo os processos e prazos legais exigidos para a licitação, e em breve serão publicados o edital e todas as especificações necessárias”, complementa Felipe Barco.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 4º andar ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1004.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar