Projetos da Secretaria de Saúde entregam óculos e próteses auditivas para população

SAÚDE
    22 de maio de 2020

Entre 2017 e 2019, ações da rede municipal entregaram gratuitamente 1.125 aparelhos auditivos e 3.913 óculos

 

A Secretária de Saúde atendeu 7.732 pessoas em duas frentes de trabalho pela rede municipal de Saúde: o Projeto Protetização Auditiva, que consiste em distribuir as próteses auditivas aos pacientes com perda auditiva comprovada; e da ação de entrega de óculos para a população de baixa renda, através do Núcleo de Serviço Social, fornecido gratuitamente para a população de baixa renda.

As iniciativas ocorrem anualmente através de mutirões e ações da rede municipal de Saúde e tem o objetivo de atender e ajudar na prevenção, inclusive, com o diagnóstico da população que mais precisa e não têm condições de adquirir um aparelho auditivo ou óculos. O Projeto Protetização Auditiva atendeu 3.819 pessoas, entre 2017 e 2019, e entregou 1.125 aparelhos de amplificação sonora. Um investimento de R$ 643 mil na aquisição de aparelhos auditivos entregues para a população.

A função do aparelho tem o objetivo principal de auxiliar o paciente com deficiência auditiva, melhorando a qualidade de vida e a interação social. A entrega é realizada de acordo com o cronograma de atividades da Secretaria Municipal de Saúde e o trabalho é acompanhado por profissionais especializados para a correta realização dos procedimentos e instalação das próteses.

“O atendimento é realizado pela Dra. Geisa Zaccariotto, que brilhantemente faz toda a análise e avaliação de cada paciente e comprovada à necessidade, é feita a prescrição do modelo de prótese mais adequado para cada paciente e em seguida é entregue o aparelho auditivo. Todo ano é adquirido novo lote de aparelhos para atender a demanda em nosso município e melhorando a qualidade de vida do nosso cidadão”, afirma o prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho.

 

Óculos para quem precisa

A Secretaria de Saúde fornece óculos para a população de baixa renda. De janeiro de 2017 a dezembro de 2019, foram 3.913 óculos entregues para a população. O paciente passa por consulta na Rede Municipal de Saúde e se constatada a necessidade, a Secretaria de Saúde fornece os óculos.

“É mais um serviço oferecido pela Secretaria de Saúde, que ajuda principalmente os que mais necessitam. O Núcleo de Serviço Social atende principalmente aqueles pedidos médicos especiais. Depois de realizar a triagem e análise de cada caso, a prefeitura realiza a aquisição e a entrega dos equipamentos solicitados, com recursos da própria secretaria”, destaca o prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho.

clique na foto para ampliar