Queimadas em época de estiagem

MEIO AMBIENTE
    30 de junho de 2023

Queimadas ocasionam problemas à saúde, ao meio ambiente e também segurança no trânsito

 

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria do Meio Ambiente, alerta sobre as queimadas nos meses de estiagem .

Os meses de junho à setembro são característicos do período mais seco do ano, conhecido como estiagem. Neste período ocorrem poucas chuvas e a temperatura é mais fria devido ao período coincidir com a estação do inverno.

No inverno é comum ocorrer o fenômeno de inversão térmica, no qual o ar frio fica preso próximo da superfície e sobre ele uma camada de ar quente, dificultando a circulação e dispersão dos poluentes que, com as atividades do cotidiano do homem e a queima de combustíveis fósseis intensificam ainda mais a concentração de substâncias nocivas à saúde no ar que respiramos.

Nesta época do ano é comum observarmos a prática de queimadas, muitas vezes como forma de limpeza de restos vegetais e outros, que causam muita fumaça e podem trazer situações de risco à saúde pública, aos bens materiais e ao meio ambiente. Como principais agravantes que resultam das queimadas podemos destacar os seguintes tópicos:

l A fumaça resultante das queimadas é altamente prejudicial à saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos, por serem mais suscetíveis às doenças respiratórias, mas podem afetar qualquer pessoa que respire o ar saturado de poluentes, aumentando o número de atendimentos médico e internações;

l A fumaça proveniente das queimadas prejudica a visibilidade dos motoristas, podendo causar acidentes, principalmente quando essas ocorrem próximo de rodovias, estradas e vias de grande circulação;

l As queimadas podem se originar também de pequenos focos de fogo, iniciados com uma ponta de cigarro descartada em locais com vegetação muito secas que queimam facilmente, originando incêndios de grandes proporções e  de difícil contenção;

l As queimadas ou mesmo os incêndios causados por estas, resultam na perda de biodiversidade animal e vegetal, principalmente, pela queima e perda de fragmentos de florestas e matas, afugentamento e/ou causando a morte de animais que habitavam os locais, perda da cobertura vegetal e ameaça de espécies da flora e da fauna.

Por tudo isso, é importante que a população colabore para que tenhamos um ar de melhor qualidade para todos, não praticando queimadas como forma de realizar a limpeza de terrenos, não jogando pontas de cigarros ou outros objetos que contenham chamas e possam causar incêndios, que contribuem para o aumento da poluição do ar e trazem riscos à saúde e bem estar da população, ameaçando o meio ambiente e os recursos naturais que são indispensáveis para nossa vida.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 2º andar ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1192.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar