SAECIL, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE PROMOVEM AÇÕES CONJUNTAS EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

07 de junho de 2023

Alunos da EMEB “Coronel Augusto César” visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto, o Manancial Ricardo Landgraf e o Parque Ecológico Mourão

A Prefeitura do Município de Leme em parceria com a Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, informa sobre a realização das ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

Os alunos do quarto ano da EMEB “Coronel Augusto César” conheceram todo o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto “Anselmo Luiggi Faggion”, onde puderam conhecer o processo de tratamento, desde a coleta do esgoto, o processo de separação e tratamento até a devolução aos rios.

Em seguida, os alunos visitaram o Memorial da Água “Prefeito Ricardo Landgraf” a fim de conhecer a história e o funcionamento do local que por duas décadas foi a Estação de Tratamento de Água do Município. Além disso, conheceram as trilhas e tomaram um saboroso lanche para prosseguir com as atividades planejadas para celebrar este dia tão importante.

O ponto final das ações aconteceu no Parque Ecológico “Mourão”, onde os alunos fizeram o plantio simbólico de árvores, guiados pelos servidores da Secretaria de Meio Ambiente Alexandre e Amanda, que explicaram a importância das árvores para o meio ambiente e como se fazer o plantio correto das árvores.

“É uma união de esforços com o objetivo de propagar a importância da Educação Ambiental as nossas crianças. Agradeço a todas as secretarias envolvidas, por meio de seus servidores, em proporcionar momentos de aprendizado e levar essa mensagem de responsabilidade ambiental e social para nossas crianças, que certamente comentarão com todos os familiares e amigos sobre o que se viu no dia de hoje. Foi um dia produtivo e que certamente plantamos uma sementinha de esperança por uma geração que terá ainda mais preocupação com nosso meio ambiente e auxiliará na preservação de nossas riquezas. A Saecil tem feito sua parte e nossa Estação de Tratamento de Esgoto nos coloca em uma grande posição de enfrentamento aos danos ambientais, com 100% do esgoto urbano coletado e tratado, com um rigoroso controle de qualidade e contribuindo na preservação de nossos rios”, afirmou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.

A Saecil agradece a todos os alunos, professores, servidores das Secretarias de Educação e Meio Ambiente e a colaboração da Secretaria de Transportes e Viação, que esteve presente na logística, transportando os alunos para todos os locais, com muita segurança.

05 de junho foi estabelecido como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o PNUMA, em 1974. Anualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por uma Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, sendo que a primeira realizada foi a Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho para a data.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria do Meio Ambiete, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 2º Andar ou pelo telefone 3097-1000 – ramal 1008.