Secretaria de Meio Ambiente faz balanço sobre as atividades realizadas em 2018

08 de janeiro

Destaque para o Setor de Atendimento Médico Veterinário que realizou 7.174 atendimentos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez um levantamento de todos os serviços prestados pela pasta no ano de 2018. Entre os serviços realizados destacam-se a produção de mudas no Viveiro Municipal e o atendimento médico veterinário para animais de pessoas de baixa renda no município.

O Viveiro de Mudas Municipal passou por completa reforma com a substituição das antigas bancadas de madeira por bancadas de alvenaria e a cobertura das estufas com plástico difusor e sombrite 50%. Em 2018, foram doadas 3 mil mudas de diversas espécies arbóreas, sendo a maior parte a serem plantadas em calçadas.

A Secretaria de Meio Ambiente também realizou aproximadamente 1.500 vistorias em árvores públicas, com o intuito de monitorar e analisar cada caso, evitando o corte ilegal de árvores no município.

Outra conquista para 2018 foi uma melhor posição no ranking do Programa Município Verde Azul, onde Leme fechou o ano entre os 150 melhores colocados do estado. Foram diversas atividades ambientais desenvolvidas em parceria com outras secretarias, contribuindo para a melhoria da pontuação de Leme no programa.

“São diversas ações que desenvolvemos durante o ano. A finalização do aterro sanitário, cumprindo todas as exigências do Ministério Público e da CETESB. As melhorias nas condições de trabalho na Cooperativa ReciclaLeme, com diversos materiais e equipamentos e as audiências e ações de conscientização ambiental, que certamente contribuem para melhor gestão dos resíduos em nosso município”, afirma Márcio Storto, Secretário de Meio Ambiente.

O grande destaque é, sem dúvida, o Setor de Atendimento Médico Veterinário de Leme, que em 2018 realizou 7.174 (sete mil, cento e setenta e quatro) atendimentos médicos veterinários. Foram 4.950 cães atendidos, 2.152 gatos e 72 atendimentos a outros animais como pássaros, coelhos e roedores.

Vale ainda ressaltar que outros 500 animais (cães e gatos) passaram por procedimentos de esterilização por meio cirúrgico (Ovário Salpingo Histerectomia) em fêmeas (caninas e felinas). Todos os acompanhamentos pré e pós-cirúrgicos foram realizados pela Secretaria de Meio Ambiente.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Meio Ambiente, localizada a Avenida Taufic Nacif Mansur, s/nº, Jardim Quinta do Vale Verde ou através do telefone 3571.7559.