Secretaria Municipal de Educação promove apresentação das Práticas Exitosas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

11 de setembro de 2023

Mostra das práticas da Rede Municipal de Ensino tem como premissa o engajamento dos profissionais e as ações da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 04, 05 e 06 de setembro o evento intitulado “Práticas Exitosas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva” que teve como proposta apresentar as experiências de sucesso dos profissionais da educação municipal frente à Educação Inclusiva.

Baseando-se nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, mais especificamente no ODS-4 que propõe a oferta de Educação de Qualidade e a promoção de oportunidades de aprendizagem a todos os indivíduos ao longo da vida, o objetivo do evento era compartilhar práticas, relatos, experiências e projetos que pudessem ser disseminados aos profissionais da Rede Municipal de Ensino, envolvendo a Educação Especial e Inclusiva de Leme.

As práticas apresentadas representam a materialização das formações continuadas oferecidas aos profissionais da educação do município. Em 2022, a psicóloga Camila Santos Dias desenvolveu capacitações na área dos atendimentos envolvendo o público-alvo da Educação Especial. No mesmo ano, os educadores ainda participaram do curso “Introdução à Libras - Língua Brasileira de Sinais”. Em 2023, foi realizado o “1º Seminário Virtual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” e ainda o curso da Professora Dra. Vera Capelinni, que apresentou uma ampla abordagem da Educação Especial e Inclusiva.

A necessidade de divulgação das práticas pedagógicas de sucesso que acontecem nas Escolas Municipais de Leme partiu de uma indicação de um grupo de professores. As categorias abordadas foram: Educação Física, Línguas Estrangeiras, Salas de Recursos (AEE), Ensino Fundamental, Educação Infantil, Monitores e Profissionais de Apoio, Oficineiros e Gestão Escolar.

Todas os projetos farão parte de um único documento que será disponibilizado e divulgado para conhecimento de todos, fomentando o desejo da educação de Leme em proporcionar equidade e que, além de respeitar, valoriza a diversidade humana.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro  ou pelo telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO