Semana Estadual de Mobilização Social para Combate as Arboviroses no Estado de São Paulo

16 de março de 2023

Todos podem participar da campanha, eliminando os criadouros do mosquito em suas casas, locais de trabalho, no bairro e na cidade

A Prefeitura do Município de Leme, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, informa sobre a Semana de Mobilização Social para Combate as Arboviroses no Estado de São Paulo.

A Semana de Mobilização Social, acontece entre os dias 20 e 25 de março, e contará com diversas ações de esclarecimento e conscientização sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti que é o transmissor da dengue, Zyka e Chikungunya.

“Todos estamos em sinal de alerta para epidemia de Dengue no Estado de São Paulo devido às chuvas que estão acontecendo desde dezembro de 2022. Os “Mutirões Sanitários” que estamos realizando, são importantes e contribuem, tanto que estão relacionados no plano de ações da Semana de Mobilização Social, porém, precisamos muito da ajuda de todos, não só em casa, mas também no trabalho, nas praças dos bairros, em todos os locais. O objetivo é eliminar todos os focos de criadouros do mosquito” enfatiza a Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses Flávia Costa.

Além do Mutirão Sanitário, o Núcleo de Controle de Zoonoses programou a realização de orientações na Praça Rui Barbosa e também casa a casa nos bairros mais afetados pelas chuvas fortes dos últimos dias.

Flávia Costa, ainda passa algumas orientações simples, mas eficientes para evitar o criadouro do mosquito e reforça sobre casos de suspeitas da doença:

• O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;
  • É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
  • Descarte pneus usados em locais autorizados;
  • Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;
  • Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.
  • Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Situação da Dengue no Município de Leme.

Confira os dados de Leme, até o dia 15 de março, informados pela Veterinária Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, Flávia Costa:

• Casos notificados: 51
  • Casos confirmados: 9
  • Casos negativados (não confirmados): 36
  • Casos aguardando confirmações por exame: 6

Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci 450 - Cidade Jardim - Leme - SP, ou através do telefone 3571-0295.