Semana Nacional do Trânsito 2023 coloca o foco no respeito à vida e à faixa de pedestres

20 de setembro de 2023

“Eu Respeito a Faixa de Pedestre”: Semana Nacional do Trânsito promove conscientização e segurança nas ruas

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, por meio do Núcleo de Trânsito informa sobre a Semana Nacional do Trânsito 2023.

No período de 18 a 25 de setembro de 2023, o Brasil se une para celebrar a Semana Nacional do Trânsito, um evento anual dedicado a promover a conscientização e a segurança nas ruas do país. Com o tema "Eu Respeito a Faixa de Pedestre", a edição deste ano tem como objetivo central enfatizar a importância de priorizar a segurança e o respeito aos pedestres, contribuindo para um trânsito mais humano e seguro.

A Faixa de Pedestre como Símbolo de Segurança

A faixa de pedestres é um dos elementos mais emblemáticos do trânsito urbano, representando um local seguro para a travessia de pedestres. No entanto, muitas vezes, ela é desrespeitada, colocando em risco a vida daqueles que dela necessitam. Durante a Semana Nacional do Trânsito, as autoridades e a sociedade civil se unem para enfatizar a importância do respeito a esse espaço vital.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o respeito à faixa de pedestres ainda é uma questão crítica no Brasil. Em 2022, foram registrados mais de 10.000 acidentes envolvendo pedestres, resultando em milhares de feridos e vítimas fatais. A Semana Nacional do Trânsito visa a reduzir esses números alarmantes por meio da conscientização e da mudança de comportamento.

“Com o tema "Eu Respeito a Faixa de Pedestre", destacamos a necessidade urgente de respeitar esse espaço vital nas ruas. Respeitar a faixa de pedestres é mais do que uma regra de trânsito, é um ato de cidadania que salva vidas e promove um ambiente mais harmonioso em nossas cidades” explica o Coronel João Arrais Serodio Neto, Secretário de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil. Não somente durante a Semana Nacional do Trânsito, mas todo dia, precisamos lembrar: "Eu Respeito a Faixa de Pedestre", reforça o Coronel João Arrais.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, localizada Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 925 – Centro, ou através do telefone 3573-5310.