TERCEIRA ETAPA DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE TERÁ INÍCIO NA QUARTA-FEIRA, DIA 9

07 de junho de 2021

Serão imunizados doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, dentre outros

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde, informa sobre a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que terá início dia 9 de junho e término em 9 de julho, tendo como objetivo vacinar os doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, forças de segurança e salvamento, forças armadas e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O cronograma de vacinação previsto pelo Ministério da Saúde foi dividido em três etapas. Na primeira etapa foram vacinadas as gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e profissionais da saúde. Na segunda etapa estão sendo vacinados idosos com 60 anos ou mais e professores. A segunda etapa continua até o próximo dia 8 de junho, com a expectativa de ainda vacinar um número maior de pessoas pertencentes a esse grupo. Os cidadãos pertencentes ao grupo da primeira etapa também podem tomar a vacina.

Em nossa cidade, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nas salas de vacinação: CSII, USF Renascença, UBS João Leme, USF Saulo, USF Vanessa, USF Quaglia, UBS Ariana, USF São Manoel, USF Primavera, UBS Sumaré e USF Palmeiras.

A importância de tomar a vacina se dá pelo fato de que a gripe é uma infecção aguda, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte. A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS é a trivalente, que protege contra 3 tipos de vírus, sendo eles a H1N1, H3N2 e a Influenza B.

Da mesma forma que a COVID-19, a transmissão da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada – expelidas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos – que, após esse contato, podem levar o agente infeccioso diretamente à boca, aos olhos e ao nariz.

VACINAÇÃO PARALELA CONTRA A COVID-19

A vacinação contra a gripe está sendo realizada em paralelo com a da COVID-19, mas não podem ser tomadas juntas. É preciso respeitar um período mínimo de 14 dias de segurança entre elas. Se ainda não tomou nenhuma dessas vacinas, a recomendação é que primeiro tome a vacina contra a COVID-19, aguarde 14 dias e, então, tome a vacina contra a gripe.

Para quem já tomou a 1ª dose da vacina contra a COVID-19 - Coronavac/Sinovac, deverá tomar a 2ª dose e aguardar 14 dias para, somente então, receber a vacina contra a gripe. Importante também não apresentar nenhum sintoma na data.

No caso da vacina contra a COVID-19 - AstraZeneca, como o intervalo entre as duas doses dessa vacina é de três meses, o cidadão pode tomar a primeira dose, aguardar 14 dias e então tomar a vacina contra a gripe. Depois de tomar a vacina contra a gripe, deverá também aguardar o intervalo mínimo de 14 dias antes de receber a 2ª dose da vacina contra a COVID-19

Outro ponto importante é que, se o cidadão testar positivo para coronavírus, deverá aguardar 30 dias após o início dos sintomas para tomar tanto a vacina contra a gripe quanto contra a COVID-19. No dia da aplicação não deverá apresentar nenhum sintoma.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde – localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME