TERCEIRA ETAPA DO CALENDÁRIO DE DOAÇÃO DE SANGUE SERÁ DIA 23 DE JUNHO

10 de junho de 2021

“Doar sangue é mais do que ajudar uma pessoa, é dar uma nova chance a quem precisa viver”

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com a Unicamp, informa sobre a realização da terceira etapa do calendário de doação de sangue, que será realizada no Centro de Convivência do Idoso “Moacir Carneiro” no dia 23 de junho.

A Unicamp disponibilizará estrutura para receber até 100 voluntários, que devem ter idade entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 kg. Para doar sangue, os voluntários também devem estar descansados e alimentados, evitando o consumo de alimentos gordurosos antes da doação. Outro quesito a ser observado é o intervalo entre doações:

• Homens podem doar até 4 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre uma doação e outra;
  • Mulheres podem doar até 3 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 90 dias entre uma doação e outra;
  • Doadores que tenham entre 60 e 69 anos podem doar até 2 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 180 dias entre uma doação e outra.

PROCURE ORIENTAÇÃO CASO FAÇA USO DE ALGUM MEDICAMENTO OU TENHA RECEBIDO ALGUMA VACINA RECENTEMENTE.

Todo o material coletado seguirá para o Hemocentro de Campinas e para o Hemonúcleo de Piracicaba, que são responsáveis pelo fornecimento de todo o sangue utilizado em cirurgias e transfusões realizadas no município.

Em virtude da COVID-19, todas as medidas necessárias serão adotadas para evitar aglomeração, incluindo o distanciamento entre as pessoas, organização das filas e higienização constante.

Doar sangue é um ato de extrema importância para salvar vidas. Com uma única doação – de 450 ml – o doador pode salvar a vida de até 4 pessoas, e essa quantidade de sangue é reposta em seu organismo em 24 horas. A doação é muito rápida, normalmente realizada em menos de uma hora e é muito segura, sem nenhum risco ao doador. É um pequeno gesto de solidariedade que pode fazer toda diferença. “Seja solidário. Doe sangue. Doe vida”

O Centro de Convivência do Idoso “Moacir Carneiro” está localizado na Rua Cel. Antônio Abade, 789 – Jardim Casarão. Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.

CALENDÁRIO 2021 DE DOAÇÃO DE SANGUE

• ETAPA 3: 23 de Junho