Vacinação contra Meningite acontece durante o mês de junho

31 de maio de 2023

Doença tem mais incidência em épocas frias. Vacinação é a melhor forma de prevenção

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria da Saúde, informa sobre a vacinação contra meningite.

A meningite é uma doença grave caracterizada pela inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite é causada por agentes infecciosos altamente virulentos, como certas cepas de bactérias, vírus ou fungos.

Épocas do ano de maior incidência:

A meningite pode ocorrer em qualquer época do ano, mas existem alguns fatores que podem aumentar a sua incidência. No caso da meningite bacteriana, por exemplo, ela pode ser mais comum durante os meses mais frios do ano. Além disso, surtos de meningite podem ocorrer em comunidades fechadas, como dormitórios universitários ou acampamentos de verão.

Sintomas:

Os sintomas da meningite virulenta podem variar, mas geralmente incluem os seguintes:

• Febre alta.
  • Dor de cabeça intensa.
  • Rigidez de nuca (dificuldade em encostar o queixo no peito).
  • Fotofobia (sensibilidade à luz).
  • Náuseas e vômitos.
  • Confusão mental.
  • Convulsões.
  • Manchas roxas ou vermelhas na pele (em alguns casos).

É importante destacar que a meningite é uma condição grave que requer atenção médica imediata. Se você ou alguém que você conhece apresentar esses sintomas, é fundamental buscar assistência médica imediatamente.

Prevenção:

Alguns métodos de prevenção incluem:

• Vacinação: Existem vacinas disponíveis para prevenir certos tipos de meningite, como a meningite meningocócica e a pneumocócica. Essas vacinas são recomendadas em certos grupos populacionais, como crianças, adolescentes e adultos com risco aumentado.
  • Higiene pessoal: Lavar as mãos regularmente, especialmente antes de comer ou depois de usar o banheiro, pode ajudar a reduzir o risco de infecção.
  • Evitar contato próximo: Evitar compartilhar utensílios pessoais, como copos, talheres e escovas de dentes, com pessoas infectadas pode ajudar a diminuir o risco de propagação de certos agentes infecciosos.
  • Manter o sistema imunológico saudável: Um sistema imunológico forte pode ajudar a combater infecções. Uma alimentação saudável, exercícios regulares e sono adequado podem contribuir para a manutenção de um sistema imunológico saudável.

Riscos de vida:

A meningite é uma doença grave e potencialmente fatal. A gravidade e os riscos de vida associados à meningite dependem da causa específica, da idade do paciente, do estado geral de saúde e do início do tratamento. A meningite bacteriana, por exemplo, pode progredir rapidamente e levar a complicações sérias, como danos cerebrais, surdez, convulsões, choque séptico e até mesmo morte.

Campanha de vacinação:

O Ministério da Saúde realiza campanha de vacinação contra a meningite até o dia 30 de junho.

Em Leme, todas as salas de vacinação estão realizando a vacinação para os públicos alvo:

• Crianças até 10 anos
  • Jovens de 13 a 19 anos
  • Profissionais da Saúde
  • Trabalhadores da Educação

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.