VIII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    21 de setembro de 2023

Ações durante a semana visam valorizar as pessoas com deficiência, mostrando que a deficiência não define a pessoa, ela é apenas uma parte da sua identidade

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informa sobre a VIII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontecerá de .

No dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que destaca a importância de promover a igualdade, a inclusão e o respeito pelos direitos das pessoas com deficiência em nossa sociedade. Esta data foi escolhida para coincidir com o início da primavera, simbolizando um novo começo e a renovação do compromisso com a construção de um mundo mais acessível para todos.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência não é apenas um dia de conscientização, mas também um momento de reflexão sobre os desafios que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente e sobre as medidas que ainda precisam ser tomadas para garantir a plena inclusão em todos os aspectos da vida.

Ao longo dos anos, avanços significativos foram alcançados em termos de legislação e políticas de inclusão, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. Essas mudanças foram importantes passos para garantir direitos básicos, como acesso à educação, trabalho e participação na vida pública.

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizará diversas atividades e eventos, durante a semana de 21 a 28 de setembro, para sensibilizar a população sobre a importância da inclusão. Palestras, mostras culturais, sessões de cinema inclusivas, jogo de futebol estão entre as iniciativas que visam educar, inspirar e promover ações concretas.

"É crucial entender que a deficiência não define uma pessoa. Ela é apenas uma parte de sua identidade", enfatiza Josiane Pietro, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. "O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nos lembra que a diversidade é uma força, e nossa sociedade só pode verdadeiramente prosperar quando todos são valorizados e têm a oportunidade de contribuir plenamente”, complementa Josiane.

Esta Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, é uma oportunidade para lembrar que a luta pela inclusão não é uma responsabilidade exclusiva das pessoas com deficiência, mas sim um esforço coletivo que envolve governos, instituições, empresas e cada indivíduo.

Confira abaixo a programação completa da VIII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

DIA: 21/09/2023 – QUINTA- FEIRA
Abertura da Semana
Palestra: A Vitória Da Inclusão – Esporte como forma de inclusão social.
Palestrante: Mauricio Carvalho e Rafael Atkinson Carvalho
HORÁRIO: 19h
LOCAL: ACIL

DIA: 22/09/2023 – SEXTA-FEIRA
Mobilização e Conscientização na Região Central com equipes do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Centro de Referência da Pessoa com Autismo – Sobre o Dia 21 de setembro - Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
LOCAL: Região Central

DIA: 23/09/2023 – SÁBADO
Jogo de Futebol com a Equipe de Jogadores da Ponte Preta Futsal - SDown21 e Equipe da Secretaria de Esportes.
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Ginásio de Esportes Luiz Roberto Amancio (Mostardão)

DIA 25/09/2023 – SEGUNDA –FEIRA
II Mostra Cultural do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – Música/Dança e Arte
HORÁRIO: 19h
LOCAL: ACIL

DIA: 26/09/2023 – TERÇA-FEIRA
Cine Inclusão e Cultura
LOCAL: Cine Avenida

DIA 26/09/2023 – TERÇA-FEIRA
Posse do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa com Deficiência
LOCAL: Prefeitura Municipal

Dia 27/09/2023 – QUARTA-FEIRA
Palestra: Pessoa com Deficiência: Reflexões sobre o Empoderamento e Inclusão
Palestrante: Eva Pecci Barbi
HORÁRIO: 14h
LOCAL: Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – Rua Newton Prado, 495 Centro.

Dia 27/09/2023 – QUARTA-FEIRA
Palestra: Pessoa com Deficiência e Mercado de Trabalho
Palestrante: Cassia Roberta Lopes Ferreira

Dia 28/09/2023 – QUINTA-FEIRA
Palestra:  Conhecendo o Grupo Gente Eficiente: A importância do Grupo para as pessoas com Deficiência na fortalecimento de seus direitos.
Palestrantes: Grupo Gente Eficiente
LOCAL: CRAS Primavera

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Coronel João Franco Mourão, 308 - Centro  ou pelo telefone 3573-6040.