07 de Janeiro – Dia Nacional do Leitor

COMUNICAÇÃO SOCIAL
    29 de dezembro de 2022

Ler é um hábito saudável e enriquecedor, parabéns aos leitores pelo seu dia

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo parabeniza os leitores pelo seu dia que será comemorado dia 7 de janeiro.

ORIGEM DO DIA DO LEITOR

Foi escolhida a data de 7 de janeiro para comemorar-se o “Dia do Leitor” em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo” em 1928. Demócrito Rocha, fundador do jornal, em 1929, criou um suplemento literário, o “Maracajá” que é considerado o principal divulgador do movimento modernista literário, divulgando produções de poetas e intelectuais cearenses, como por exemplo, Rachel de Queiroz e Antônio Filgueiras Lima.

COMO CRIAR UM HÁBITO DIÁRIO DE LEITURA

O hábito da leitura é muito enriquecedor na vida profissional, acadêmica ou pessoal. Então, veja algumas sugestões para te ajudar nessa tarefa, e servir como ponto de partida para desenvolver um hábito de leitura.

• Crie um espaço de leitura e tenha um horário – Defina um local e um horário regular para ler. O importante é não se esquecer que para formar hábitos é preciso disciplina.
  • Estabeleça metas de leitura – Defina quantos livros você quer ler por mês, por trimestre ou por ano e cumpra com o estabelecido.
  • Faça anotações – Ao finalizar a leitura de um livro, anote os principais pontos e expressões que chamaram a sua atenção, conceitos aprendidos e desenvolva reflexões sobre como você evoluiu com a leitura.
  • Troque livros e ideias com amigos – Ter com quem discutir faz a leitura ficar mais prazerosa e dinâmica.
  • Identifique o que você gosta – Romance? Ficção científica? Mistério? Comece por aquilo que você tem certeza que vai se conectar. Procure por autores que tenha afinidade, histórias que para você sejam interessantes, gêneros que despertam curiosidade.
  • Aposte nos best-sellers – Buscar indicações é mais uma forma de encontrar obras famosas e potencializar o hábito de leitura. Mas não esqueça dos clássicos.
  • Com o hábito da leitura, você poderá aprimorar o vocabulário e a escrita, ampliar seus conhecimentos, trabalhar sua capacidade de foco e concentração e se manter atualizado. Seja por prazer, por estudo ou apenas para se manter informado, cultive o hábito diário de leitura.

A Biblioteca Municipal “Prof.ª Carolina De Moura Hildebrand” possui um grande e variado a acervo de livros, revistas e periódicos, para atender a todos os públicos de leitores. Visite e prestigie a Biblioteca

Informações adicionais podem ser adquiridas na Biblioteca Municipal “Prof.ª Carolina De Moura Hildebrand”, localizada na Rua Major Arthur Franco Mourão, 55, ou através do telefone 3571-7100.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL