123 Anos da Corporação Musical Maestro Ângelo Cosentino

CULTURA E TURISMO
    15 de dezembro de 2022

Banda de Leme resiste ao tempo e continua agradando a crianças, jovens a adultos com as apresentações todos os domingos

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Secretaria de Comunicação Social, parabeniza a Corporação Musical Maestro Ângelo Cosentino pelos 123 anos.

A Corporação Musical Maestro “Ângelo Cosentino”, foi formada em 18 de dezembro de 1899, quatro anos após a emancipação de nossa cidade e comemora neste domingo, 123 anos em comemoração ao aniversário, realizará uma retreta toda especial.

Inicialmente chamada de Banda Musical Lemense, somente em 1957, recebeu este nome em homenagem ao falecido Maestro que permaneceu na regência da banda por 32 anos (1924 – 1956).

Em sua história, a Corporação Musical Maestro Ângelo Cosentino, popular e carinhosamente conhecida como Banda de Leme, coleciona mais de 80 (oitenta) prêmios recebidos, dentre os quais são o Tetra Campeonato de Bandas da Cidade de Tiête, e também 2ª e 3ª colocações no Concurso “Zequinha de Abreu” de Santa Rita do Passa Quatro.

A Banda também já se apresentou em diversos festivais das cidades de Charqueada, Pirassununga, Amparo, Águas de Lindoia, no Festival Campos das Artes de Campos do Jordão, entre muitos outros. Também em São Paulo, na TV Record e no Memorial da América Latina.

No Estado de São Paulo, a Banda de Leme já chegou a ocupar o 6º lugar como melhor banda do estado. Muitas bandas do estado deixaram de existir depois dos anos 80 devido à muitas dificuldades, mas a Banda de Leme segue com suas atividades graças a, desde 2003, ter se constituído uma Associação Sem Fins Lucrativos, o que possibilitou firmar convênios com a Prefeitura

A Banda de Leme, não fica restrita somente aos 40 músicos que se apresentam rotineiramente, ela possui o DEMHAB (Departamento de Ensino Musical Maestro Hary Bacciotti) que oferece diversos cursos na área musical, totalmente gratuitos, para toda a população, graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Leme.

Com ações, iniciadas há mais de cem anos, que vão além das tradicionais apresentações dominicais e apresentações. Nossa banda é conhecida como “Celeiro de Músicos”, pois vários músicos que por ela passaram, se destacaram no meio musical tais como Naylor “Proveta” Azevedo, Vinicius Masteguim, hoje membro do “The Blue Men Group” e Tiago Naguel, hoje membro da Orquestra Brasileira.

A Corporação Musical Maestro Ângelo Cosentino, faz suas tradicionais apresentações, conhecidas como retretas, todos os domingos, as 20h na Concha Acústica da Praça São Manoel, e quando não é possível, devido chuvas, faz apresentação via “lives” nas redes sociais, diretamente da sala de música onde ministram as aulas.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, localizada na Rua Rafael de Barros, 829, ou pelo telefone 3554-6258.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL