18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil

CULTURA E TURISMO
    08 de abril de 2024

Biblioteca Pública Municipal proporcionará ambiente especial alusivo à data e uma oficina de confecção de marcadores de páginas

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, através da Biblioteca Pública Municipal “Prof.ª Carolina de Moura Hildebrand”, informa sobre o Dia Nacional do Livro Infantil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído a partir do ano de 2002, por meio da Lei nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A data de 18 de abril, escolhida como o Dia Nacional do Livro Infantil, faz homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores brasileiros de literatura infantil, autor de obras como "O Sítio do Picapau Amarelo" e "Reinações de Narizinho", e como forma de incentivar a leitura entre as crianças brasileiras.

O objetivo da celebração é promover o hábito da leitura entre as crianças, valorizar a literatura infantil brasileira e homenagear o legado de Monteiro Lobato para a cultura do país.

A leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, ajudando a expandir seus horizontes, desenvolver o vocabulário, estimular a criatividade e promover a empatia. Além disso, os livros infantis têm o poder de criar laços afetivos entre pais e filhos, proporcionando momentos de intimidade e compartilhamento que serão lembrados para sempre.

No dia 18 de abril, quinta-feira, para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil e incentivar a leitura entre as crianças, a Biblioteca Pública Municipal “Prof.ª Carolina de Moura Hildebrand”, terá um ambiente próprio, alusivo à data e às obras de Monteiro Lobato. Acontecerá também uma oficina de marcadores de página em EVA temática com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que será das 08h às 12h e das 13h às 15h, não sendo necessário inscrição prévia.

“Buscamos incentivar o hábito da leitura desde a infância, mostrando que a leitura tem um poder de nos transportar para outros mundos; viajar sem sair do lugar” salienta Carla Roberta Vieira Pieter Guiguer de Oliveira, Chefe do Núcleo da Biblioteca.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Cultura, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 5º andar - Centro  ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1126, ou diretamente na Biblioteca Pública Municipal “Prof.ª Carolina de Moura Hildebrand”, localizada na  Rua Major Arthur Franco Mourão, 55 - Centro ou pelo telefone 3571-7100.