Agosto Verde, mês da Primeira Infância

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    11 de agosto de 2023

Crescer em Verde: Agosto é Tempo de Cuidar da Primeira Infância

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde e Programa Criança Feliz, informa sobre o “Agosto Verde, mês da Primeira Infância.

O Mês da Primeira Infância, foi instituído através da Lei nº14.617, de 11 de Julho de 2023, pelo Governo Federal, a qual prevê a realização de ações integradas, nos âmbitos nacional, estadual, distrital e municipal, visando promover o amplo conhecimento sobre o significado da primeira infância à família e à sociedade, aos órgãos do poder público e a comunidade em geral; o respeito à especificidade do período da primeira infância, considerada a diversidade das infâncias brasileiras; a oferta de atendimento integral e multiprofissional à criança na primeira infância e à sua família, especialmente nos primeiros mil dias de vida, consideradas as áreas prioritárias previstas no Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257, de 2016, e a ênfase nas ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, de nutrição, de imunização, do direito de brincar e de prevenção de acidentes e doenças na primeira infância.

É uma iniciativa do antigo Ministério da Cidadania, realizada por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, a qual convoca todos os municípios para promover essa importante pauta, envolvendo especialmente o Programa Criança Feliz, e Secretarias Municipais.

Em Leme, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Programa Criança Feliz e em parceria com a Secretaria de Saúde, realizaram diversas ações no período de 14 a 22 de agosto, através de palestras, atividades lúdicas e recreativas, momentos de integração com a Família, através do Cine Família, ações de mobilização da sociedade e também ações do Agosto Dourado, em alusão ao aleitamento materno, cuidado essencial para a primeira infância.

O Programa Criança Feliz, foi implantando em Leme, no ano de 2018, com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil na primeira infância, realizado através da visita domiciliar, visando promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância alem de estar apoiando a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança.

Ações:

14/08 - 14h CRAS Empyreo
Palestra: A importância dos cuidados com a Primeira Infância com ênfase na Alimentação Saudável.

15/08 - 14h CRAS Primavera
Palestra: Apresentação das ações do Programa Criança Feliz no Município de Leme.

16/08 - 14h CRAS Eloisa
Palestra: A influência da família nos cuidados com a Primeira Infância.

17/08 - 18h30 CRAS Palmeiras
Cine Família

19/08 - 9h Praça Rui Barbosa
Mobilização sobre a importância da Primeira Infância + Agosto Dourado.

21/08 - 14h CRAS Saulo
Palestra: O brincar como ferramenta de desenvolvimento infantil e inclusão social.

22/08 - 9h CAS Nova Leme
Palestra: O sucesso da amamentação não depende somente da mulher que amamenta, e sim de toda rede de apoio.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, 308 - Centro, ou através do telefone (19) 3573-6040 – 3554-2608.