Atleta Lemense Participa de Campeonato Mundial de Wushu na Ásia

ESPORTES E LAZER
    15 de dezembro de 2022

Com Nível Técnico Elevado, Brenda Porfírio conseguiu figurar entre os 8 melhores atletas mundiais

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, informa sobre o Campeonato Mundial de Kung Fu Wushu realizado na Infdonéia.

A atleta Lemense Brenda Porfírio da Silva, filha de João Ferreira e Cristiana Porfírio, mais uma vez deixou a marca do Wushu kung fu de Leme marcado na história do esporte, Brenda esteve presente no campeonato mundial de Wushu kung fu, que foi realizado entre os dias 3 a 11 de dezembro na cidade de Tangerang, a 30 km da capital da Indonésia, Jacarta, que tem o esporte Wushu como um dos principais do País

Este mundial, que foi o primeiro evento da IWUF (International Wushu Federation) depois da pandemia, contou com a presença de 60 países e duas regiões, mais de 1000 atletas entre 7 e 18 anos, dividido em 3 categorias de idade, grupo C de 7 a 11 anos, Grupo B de 12 a 15 anos e Grupo A de 16 a 18 anos, de Taolu (demonstração) e de Sanda (luta livre)  e que também se apresentaram em níveis técnicos diferentes, aumentando a dificuldade conforme a idade.A equipe do Brasil foi composta por 10 atletas, sendo 7 de Taolu e 3 de Sanda, que disputaram vagas durantes todo o ano pela CBKW (Confederação Brasileira de Wushu), os técnicos do Brasil foram Luiz Carlos (Taolu) e Antônio Silva (Sanda).

A atleta de Leme disputou em duas categorias, no Grupo A, de demonstração (Taolu) em espada (Jianshu) e lança (Giangshu), onde demonstrou que, realmente é uma das melhores do mundo nestas modalidades.

Brenda Porfírio já figura entre as melhores desde muito cedo, disputou seu primeiro Mundial aos 9 anos de idade na Turquia, ficando em 9º lugar. Em 2016 na Bulgária, surpreendeu o mundo ficando em 4º lugar. No Brasil 2016, novamente terminou em duas categorias em 5º e 6º lugar, se consolidando entre as melhores do mundo na sua faixa de idade. Agora mais uma vez competiu brilhantemente, na categoria de espada, tendo a 6º melhor nota do evento e mostrando ao mundo a evolução do Wushu brasileiro. Na categoria de lança, mesmo com um erro importante que lhe custou alguns pontos, terminou entre as 8 melhores do mundo, conquistando o 7º lugar.

“Eu vim para brigar pelo pódio, fiz o melhor que pude, a categoria realmente estava muito disputada, estou feliz por manter o nível alto de competição e deixar o Wushu de leme e do brasil em evidencia”, disse a atleta.

O Pai e técnico da atleta que viajou junto nos relatou a importância de figurar entre as melhores atletas, pois lá na frente qualquer vacilo custa uma medalha ou uma melhor posição. Em suas palavras: “É fundamental que os atletas se mantenham competitivos, quando se está disputando pódio qualquer detalhe faz a diferença. A Brenda é uma atleta muito técnica e competitiva, e isso ficou claro mais uma vez aos olhos do mundo, estamos satisfeitos com o resultado”.

João ainda completou: “O apoio a esse esporte ainda é difícil no Brasil, para que pudesse participar do evento foram feitas várias ações e conseguido ajuda de muita gente, o qual queremos aqui externar nossa gratidão, pois sem esse apoio não seria possível escrever essa página da história desse belíssimo esporte”. E fez agradecimentos à Prefeitura Municipal de Leme, Secretaria de Esportes, Acil, Leme Armazéns Gerais, Pinck Checks, Madeiranit, Clube de Campo Empyreo, Incol Leme (Dr. Zequinha), CDI diagnósticos (Dr. José Carlos), Dr Leandro, Adilson Gonçalves, Fabio Bassinello, Unibel, Amigos do Bem.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Esportes e Lazer, localizada na Rua Prof. Domingos Cambiaghi, 205 – Centro ou por meio do telefone 3554-8432.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL