Campanha “Fique Sabendo” 2023

30 de novembro de 2023

Não fique na dúvida, faça os testes e fique sabendo

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria de Saúde, por meio do SAE (Serviço de Atendimento Especializado/IST), informa e orienta sobre a Campanha “Fique Sabendo” 2023.

A Campanha “Fique Sabendo” acontece em todo o Estado de São Paulo durante o mês de dezembro, tendo como referência o dia 1º de dezembro, em virtude da data ser instituída como Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A campanha “Fique Sabendo” tem por objetivo promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis, viabilizando tratamento precoce nos serviços de saúde, além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Em Leme, além das testagens realizadas nas unidades de saúde, o Núcleo IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais também realizará ações em pontos estratégicos na cidade, com foco na população com maior vulnerabilidade.

Confira abaixo o calendário com dia e horário e locais onde haverá testagem para HIV e Sífilis.

• Até o dia 07/12 mapeamento das populações vulneráveis do município;
  • Até o dia 15/12 intensificação de testagem de HIV e sífilis no CSII, das 8h às 16h;
  • 01/12 – sexta-feira – às 9h - Praça Dr. José de Queiroz (Maria Joaquina) até a Praça Manoel Leme (Antiga FEPASA) - Marcha contra o Preconceito em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra AIDS;

• 02/12 – sábado – das 09h às 13h - Praça Rui Barbosa
  • realização de testes rápidos de HIV e Sífilis
  • divulgação e distribuição de auto-teste de HIV
  • orientação sobre a PrEP e PEP
  • distribuição de preservativos e insumos de prevenção

• 05/12 – terça-feira – PAM – Realização de teste rápido de HIV e Sífilis das 8h às 12h e das 14h às 16h;

Além dos testes haverá também

• Distribuição de preservativos;
  • Aconselhamento;
  • Orientação sobre sexo seguro;
  • Planejamento familiar;
  • Orientações de PEP e PREP;

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no Núcleo IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, localizado na Rua José Manoel de Arruda Oliveira, 150 - Bela Vista, ou através do telefone 3097-1015 ramal 1284.

SECRETARIA  DE COMUNICAÇÃO SOCIAL