CAVET disponibiliza serviços de análises bioquímicas e hematológicas

03 de abril de 2024

Laboratório de análises bioquímicas e hematológicas amplia serviços prestados pelo CAVET

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria do Meio Ambiente informa sobre os serviços laboratorias de análises bioquímicas e hematológicas do Centro de Atendimento Médico Veterinário (CAVET).

O CAVET - Centro de Atendimento Médico Veterinário disponibilizará ainda no decorrer deste mês, os serviços laboratoriais de análises bioquímicas e hematológicas.

O laboratório, recém equipado, está aguardando somente os reagentes necessários para os exames, que já foram adquiridos e que devem chegar nos próximos dias.

Os exames que serão oferecidos em breve serão exames laboratoriais na área de hematologia (hemograma completo) bioquímica.

Exames bioquímicos que serão realizados:

Ureia/creatinina;

Fosfatase alcalina;

Glicose;

TGP (transaminase glutamico pirúvica);

Gama GT;

Proteinas totais;

Alfa Amilase;

Albumina;

Cálcio, Ferro e Fósforo;

O sistema de coleta segue o protocolo idêntico ao estabelecido para  humanos, devendo os animais estarem em jejum, motivo pelo qual as coletas acontecerão prioritariamente  no período da manhã e os exames propriamente ditos serão processados no período da tarde. A coleta das amostras para exame serão feitas exclusivamente nas dependências do CAVET, não havendo condições de coletar as amostras em outro local.

“O processo de realização dos exames hemato e bioquímicos nos PET’s seguem basicamente os mesmos procedimentos para os humanos, o que difere é que, por se tratar de animais, precisamos passar todas as orientações aos tutores como contenção, alterações em resultados decorrentes de stress e usos de medicamentos entre outros”, explica Dr. Elton Sterzo, Médico Veterinário Responsável Técnico pelo CAVET.

“Lembramos que, por se tratar de uma unidade hospitalar, exames de urgência terão prioridade dentro da rotina a ser instalada”, complementa a  Farmacêutica-Bioquimica responsável pelo laboratório, Janice Kitizo.

A disponibilização de mais esse serviço no CAVET, amplia a gama de serviços prestados à população vulnerável e seus animais de estimação.

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no CAVET - Centro de Atendimento Médico Veterinário, localizada na Aveinda Joaquim Lopes Aguila, 3820 - Jardim Juana ou pelo telefone 3097-1042.