CODEL Informa

COMUNICAÇÃO SOCIAL
    09 de agosto de 2023

CODEL e Prefeitura de Leme Realizam Reunião Estratégica com Secretarias para Alinhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS)

A Prefeitura do Município de Leme, através do CODEL - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Leme, informa sobre a reunião para alinhamento dos ODS da ONU.

No dia 07 de agosto, líderes municipais de Leme reuniram-se para uma sessão de alinhamentos estratégicos voltada para a consecução das metas estabelecidas pelas Nações Unidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A reunião, teve como foco principal apresentar indicadores municipais e detalhado por secretaria, culminando em um plano de ação colaborativo visando o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável local, com reflexos globais.

Durante a reunião, foi compartilhada, com os presentes, a Carta Compromisso, que foi assinada pelo prefeito, tornando o município uma Cidade Signatária do Programa Cidade Sustentável. Esse gesto reafirma o seu interesse e compromisso sólido com a promoção da sustentabilidade em nosso município.

Com a presença dos secretários, polícia militar, corpo de bombeiros, prefeito, vice-prefeito, presidente da câmara dos vereadores e representantes do governo municipal, a reunião refletiu o comprometimento de Leme em se posicionar como um exemplo de progresso sustentável. Os participantes trocaram informações valiosas sobre como os diversos setores da administração pública podem se articular de maneira sinérgica para alcançar as metas delineadas nos ODS, englobando áreas que vão desde a erradicação da pobreza até a promoção da igualdade de gênero e a preservação do meio ambiente.

O Prefeito Sr. Claudemir Borges manifestou seu entusiasmo diante das perspectivas de um futuro mais promissor para a cidade de Leme. De maneira similar, o presidente do CODEL, Alexandre Mancini, elucidou e destacou a relevância da administração dos indicadores como diretrizes fundamentais para uma gestão orientada à sustentabilidade e bem-estar da população.

A reunião também reforçou o papel crucial da comunidade local no processo de desenvolvimento sustentável. Ao agir de forma coordenada e holística, o município de Leme segue transformando desafios em oportunidades e fortalecendo a posição da cidade como um ator relevante no desenvolvimento sustentável.

As etapas subsequentes abrangem o mapeamento dos serviços prestados para a população, definição de indicadores de acompanhamento para cada serviço, relacionamento com os ODS, priorização das ações de acordo com os potenciais do município e gestão dos serviços conforme indicadores. Além disso, serão estabelecidos marcos de acompanhamento, para acompanhamento dos fatos e dos dados, permitindo a colaboração da nossa sociedade. É crucial enfatizar que o êxito dessas ações não depende apenas do poder público, mas essencialmente sobre o envolvimento ativo da comunidade empresarial e da sociedade civil organizada.

Informações adicionais podem ser adquiridas no CODEL, localizado na Avenida Carlo Bonfanti, 106 - Centro ou pelo telefone 3573-7100.