Contação de história para alunos da Rede Municipal aborda temas importantes através do clássico “O Pequeno Príncipe”

10 de outubro de 2023

Clássico da literatura, O Pequeno Príncipe é uma obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry e discute temas importantes como amizade

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria Municipal de Educação, proporcionou aos alunos dos 5º Anos da Rede Municipal de Ensino a apreciação do clássico da literatura universal “O Pequeno Príncipe” do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. A história do principezinho que vive num pequeno asteroide aborda temas importantes como a amizade e a empatia. Além disso, propicia o encontro das crianças com textos de qualidade literária e alimenta o encantamento e o lúdico, próprios da infância.

O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais traduzido do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta. O clássico ganhou diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais. A escolha pelo título, além do seu teor filosófico e reflexivo, deu-se ainda por ser o tema da Mostra Natalina da cidade este ano. O público-alvo são estudantes que em breve concluirão os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, a obra além de contemplar o imaginário infantil, permite discutir temas que fortalecerão nossas crianças e apoiarão a construção integral de cada um nas etapas que virão.

"O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração," é uma das frases famosas da obra. Ao longo do desenvolvimento do enredo, em várias partes são apresentados valores humanos através do diálogo do protagonista com as personagens que ele encontra durante sua caminhada. Para conhecer o que é essencial é preciso ver com o coração, olhar sem preconceito e sem discriminação. Assim como o pequeno príncipe, somos todos viajantes e temos muito a aprender e a partilhar.

A contação da história para os alunos matriculados nos 5º Anos das dezenove Unidades Escolares de Ensino Fundamental teve início em 25 de setembro e finalizará na próxima terça-feira, 17 de outubro. Após a contação, os alunos serão convidados a registrar por meio de desenho e da escrita a percepção que tiveram da história. Além da finalidade de incentivar a ler e conhecer clássicos da literatura, a contação permitiu ainda discutir virtudes e comportamentos próprios da personalidade humana.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Educação, localizada à Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 - Centro ou pelo telefone 3573-6300.

SECRETARIA DE EDUCAÇAO