COVID-19 – Importância da Vacinação

08 de setembro de 2022

O COVID-19 ainda está presente, vacinar-se é a melhor precaução

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa sobre a vacinação contra o COVID-19     .

Embora a situação da pandemia do COVID-19 tenha melhorado muito, a vacinação precisa continuar. Manter em dia o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde é importante para prevenir complicações do COVID-19. Confira no seu cartão de vacina contra o COVID-19, a data para tomar as doses necessárias, respeitando sempre os períodos entre uma dose e outra. Caso tenha perdido a data, não se preocupe, basta procurar a sala de vacina do COVID-19 mais próxima para regularizar a situação.

Confira a situação da vacinação em Leme

Não Tomaram a 2ª Dose

Crianças 0 a 9 anos – 910

Adolescentes (10 a 20 anos) – 1.248

Adultos (21 a 40 anos) – 1.481

Adultos (41 a 60 anos) – 502

Idosos (61 a 80 anos) – 138

Idosos (Acima 80 Anos) – 51

*Confira no gráfico “1”

Não Tomaram as 3ª e 4ªDose

Crianças 0 a 9 anos –

Adolescentes (10 a 20 anos) – 1.198

Adultos (21 a 40 anos) – 10.958

Adultos (41 a 60 anos) – 6.373

Idosos (61 a 80 anos) – 1.632

Idosos (Acima 80 Anos) – 332

*Confira no gráfico “2”

A importância da vacinação

A vacinação é a melhor forma de erradicar doenças e conter a propagação de micro-organismos nocivos à saúde. Quem se vacina diminui as chances de contrair a enfermidade e ainda protege seus amigos e familiares, pois diversas doenças infecciosas são transmitidas por contato ou pelo ar. A vacinação é o motivo pelo qual diversas doenças graves e sem cura estão hoje sob controle ou foram extintas. Com o público vacinado, conteremos a circulação dos vírus no país e, assim, reduziremos as complicações decorrentes das doenças, a sobrecarga dos serviços de saúde, internações e óbitos.

Veja o procedimento no caso tenha perdido seu cartão

Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar. O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.

Dúvidas frequentes:

Perdi a data que estava marcada para as doses de reforço, o que devo fazer?

Não importa quanto tempo se passou, você pode ir a qualquer uma das unidades de vacinação contra a COVID-19 e se vacinar.

Perdi meu cartão da vacinação contra a COVID-19, posso me vacinar?

Sim, basta comparecer em uma das unidades de vacinação, pois as unidades possuem acesso a base de dados do SUS, onde constam todas as doses recebidas por cada indivíduo.

Tive COVID-19, mesmo assim preciso tomar as doses de reforço?

Sim, é muito importante que tome para evitar novas infecções da COVID-19 e evitar a propagação do vírus na comunidade. Mas atenção, você deve aguardar 30 dias para tomar a vacina após a data dos primeiros sintomas.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou por meio do telefone 3573-6599.