Dia Internacional da Doação de Livros

CULTURA E TURISMO
    31 de janeiro de 2024

Alusivo à data, Biblioteca de Leme realiza há 11 anos o projeto “Cultura Reciclável”

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa sobre o Dia Internacional da Doação de Livros e o Projeto “Cultura Reciclável”

O Projeto “Cultura Reciclável”, da Biblioteca Pública Municipal Professora Carolina de Moura Hildebrand, surgiu em 2013, compartilhando do intuito de ampliar o acesso ao livro e promover o hábito da leitura na cidade de Leme. Este visa o compartilhamento de livros, sem que haja necessidade da formalização do empréstimo no cadastro da biblioteca.

Os livros do projeto são disponibilizados no hall da Biblioteca, sendo de livre acesso para todo cidadão. O sucesso do projeto que já dura mais de 10 anos se deve a acessibilidade e comprometimento em oferecer de forma fácil, acessível e descomplicada livros que podem ser levados e compartilhados.

O projeto só é possível graças às doações recebidas pela Biblioteca. O estímulo ao hábito da leitura deve ser constante, pois propicia inúmeros benefícios, dentre os quais o acesso ao conhecimento e aos fatos, a aquisição e a aprendizagem de competências, o desenvolvimento do censo crítico, e o crescimento pessoal e profissional, que tem por consequência a possibilidade de maior equidade social.

“Por acreditar no poder dos livros e da leitura facilitamos seu acesso. E não é uma campanha de doação de livros de um só dia, mas um trabalho constante de estímulo ao hábito da leitura” salienta Carla Roberta Vieira Pieter Guiguer de Oliveira, Chefe de Núcleo Biblioteca.

Em comemoração ao Dia Internacional da Doação de Livros, que acontece em 14 de fevereiro, nesse dia, na Biblioteca Pública Municipal, acontecerá também o dia da “Doação de Livros”, do Projeto “Cultura Reciclável”. Será um ato simbólico para recebimento de doações e também serão disponibilizados os livros no Projeto “Cultura Reciclável”.

A iniciativa, conhecida como International Book Giving Day, nasceu no Reino Unido em 2012 com o intuito de ampliar o acesso aos livros e estimular o hábito da leitura, além de promover a sustentabilidade.

A Biblioteca Municipal de Leme recebe ao longo dos dias do ano centenas de doações de materiais bibliográficos. Assim sendo uma importante parte de acervo foi constituída ao longo dos anos através dessas doações, seja de pessoas ou até mesmo empresas.

Após recebida, toda doação passa por uma seleção e curadoria dos materiais, os livros que não são incorporados ao acervo são destinados ao projeto “Cultura Reciclável.

Como doar?

A biblioteca aceita doação de livros que estejam em bom estado, não estejam sujos, sem folhas faltando ou presença de fungos ou mofo. Os livros podem ser levados diretamente na Biblioteca Pública Municipal, que fará a curadoria do acervo e do projeto “Cultura Reciclável”.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 5º andar - Centro ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1126, ou diretamente na Biblioteca Pública Municipal Professora Carolina de Moura Hildebrand, localizada na Rua Major Arthur Franco Mourão, 55 - Centro ou pelo telefone 3571-7100.