“Dia Mundial do Rim” no Lago Municipal

06 de março de 2024

Parcerias entre Prefeitura e empresas, disponibilizará diversas atividades para a população

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde, informa sobre o “Dia Mundial do Rim” no próximo dia 14 de março.

A Renovare Nefrologia responsável pela clínica de hemodiálise em parceria com a Prefeitura do Município de Leme, realizará evento da campanha do “Dia Mundial do Rim’’ organizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

A data, idealizada pela International Society of Nephrology (ISN), é comemorada anualmente na segunda quinta-feira do mês de março – dia 14 de março, em 2024. Os principais objetivos do evento são aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento dessas doenças.

Estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença.

A doença renal crônica afeta os rins e leva a uma perda progressiva e gradual das suas funções, até o ponto que a disfunção é tamanha que a pessoa precisa fazer uma terapia de substituição renal. Essa terapia pode ser a diálise ou o transplante do rim.

Funções dos rins:

· limpar todas as impurezas e as toxinas de nosso corpo;

· regular a água e manter o equilíbrio das substâncias minerais do corpo (sódio, potássio e fósforo);

· liberar hormônios para manter a pressão arterial e regular a produção de células vermelhas no sangue;

· ativar a vitamina D, que mantém a estrutura dos ossos.

As principais causas de doença renal crônica no Brasil e no mundo são:

· diabetes e hipertensão arterial;

Outras causas são: nefrite (inflamação dos rins), cistos hereditários, infecções urinárias frequentes que danificam o trato urinário e doenças congênitas.

Sintomas:

A progressão lenta da doença permite que o organismo se adapte à diminuição da função renal. Por isso, muitas vezes, a doença não manifesta sintomas até que haja um comprometimento grave dos rins, com perda de até 90% de sua função. Nesses casos, os sinais são:

· fadiga;

· diminuição do apetite;

· incômodo ao urinar;

· inchaço nos olhos, tornozelos e pés;

· anemia;

· fraqueza;

· enjoos e vômitos;

· dor abdominal;

· alteração na pressão arterial.

Diagnóstico:

A perda de função renal (insuficiência renal) pode ser identificada através da dosagem do exame de creatinina no sangue.

Tratamento:

Não existe cura para a doença renal crônica, porém o tratamento pode retardar a progressão da doença. A insuficiência renal pode ser controlada com medicamentos, mas em casos mais avançados pode ser necessária a realização de diálise ou transplante renal para substituir os rins.

Prevenção:

O primeiro passo é prevenir o desenvolvimento da hipertensão arterial e controlar a diabetes, doenças que mais levam à insuficiência renal.

· conhecer o histórico de doenças da sua família;

· controlar os níveis de pressão;

· realizar avaliação médica anual, principalmente após os quarenta anos;

· seguir uma dieta equilibrada, com baixa ingestão de sal e de açúcar;

· controlar seu peso;

· exercitar-se regularmente;

· não fumar;

· se fizer uso de bebidas alcoólicas, que seja de forma moderada;

· monitorar seus níveis de colesterol;

· evitar o uso de medicamentos sem orientação médica.

(fonte: BVSMS: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde)

“Sabendo da importância dos rins na saúde do ser humano, a Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Anhanguera Educacional e Renovare Nefrologia, programou , em alusão ao dia “Dia Mundial do Rim” – 14 de março, um evento no domingo, dia 17 de março das 8h às 12h, no Parque Dr. Enni Jorge Draib, o Lago, atividades de conscientização e exames para todos”, salientou a secretária municipal da saúde, Juliane Binoto.

Atividades que serão desenvolvidas:

· Triagens e encaminhamentos para atendimentos especializados;

· Aferição de pressão arterial;

· Coleta de sangue para dosagem de creatinina;

· Atividade física coletiva;

· Distribuição de material informativo;

· Orientações nutricionais;

· Médicos nefrologistas para esclarecimentos de dúvidas;

· Testes rápidos para IST/HIV.

Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada ou através do telefone 3097.1010.