Dia Nacional do Livro

CULTURA E TURISMO
    24 de outubro de 2023

Livros são fontes de informações, conhecimentos e também muita diversão

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informa sobre o Dia Nacional do Livro

29 de outubro, é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Livro. A data foi criada em 1810 comemorando a fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país.

Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional. Porém, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, em 1808. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

A literatura brasileira é muito rica e tem muito a oferecer, por exemplo, a obra “O Alquimista”, de Paulo Coelho, é considerada uma das obras mais traduzidas ao redor do mundo, com cerca de 80 adaptações em outras línguas.

Outras obras como “Capitães de Areia”, de Jorge Amado; “A hora da Estrela”, de Clarice Lispector e “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa, configuram entre os livros mais lidos tanto no Brasil quanto no exterior.

Os livros, além de serem muito utilizados para educação nas escolas também são fontes de entretenimento e diversão, pois tem a capacidade de transportar os leitores para outras épocas, outros países e até mesmo outros mundos, repletos de magia e belezas que somente a imaginação humana pode criar.

Os livros com histórias de ficção acabam sendo excelentes fontes para filmes e seriados que fazem sucesso mundialmente.

A Biblioteca Municipal de Leme conta com um acervo rico em obras e autores, disponibilizados para consulta e empréstimo.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Biblioteca Municipal “Prof.ª Carolina De Moura Hildebrand”, localizada na Rua Major Arthur Franco Mourão, 55, ou através do telefone 3571-7100.